GASOLINA

"Chorinho" nos postos de gasolina é proibido em nova regra aprovada na Câmara dos Deputados

Projeto visa evitar risco de explosões e de aumento da poluição atmosférica

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 10/01/2024 às 12:32 | Atualizado em 10/01/2024 às 12:34
Notícia
X

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que veta a prática do "chorinho" nos postos de gasolina, na qual o frentista fornece uma quantidade de combustível superior à paga pelo motorista.

NOVA REGRA BUSCA SUSTENTABILIDADE:

A proposta visa proibir que o frentista continue a abastecer os veículos após a ativação da trava de segurança nas bombas dos postos de combustíveis.

De acordo com o texto apresentado pelo deputado Lincoln Portela e relatado pelo deputado Luiz Lima, o excesso no abastecimento além dos limites da trava de segurança resulta no encharcamento dos filtros instalados nos tanques dos veículos.

Essa prática impede que os filtros absorvam os gases tóxicos, contribuindo para a poluição atmosférica e aumentando o risco de explosões.

MULTA EM CASO DE DESCUMPRIMENTO:

O projeto também estipula que os postos de combustíveis instalem placas informativas sobre a proibição, com multas para aqueles que descumprirem a medida, variando de R$ 20 mil a R$ 1 milhão.

Segundo informações da Câmara dos Deputados, o projeto será analisado, de maneira conclusiva, pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), de Desenvolvimento Econômico, Indústria e de Comércio e Serviços.

Petrobras anuncia aumentos pela 1° vez desde mudança na política de preços:

Tags

Autor