Estado de emergência por fortes chuvas é reconhecido no Rio de Janeiro
RIo entra em situação de emergências devido a alagamentos
Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional oficializou o reconhecimento da situação de emergência na cidade do Rio de Janeiro, devido aos danos ocasionados pelas intensas chuvas.
PLANO DE TRABALHO DIANTE DAS CHUVAS NO RIO:
O ministro Waldez Góes destacou que as Defesas Civis Nacional e Municipais estão em diálogo para ajustar os planos de trabalho no Rio, diante dos transtornos e mortes dos alagamentos.
Fiz o reconhecimento sumário do Rio de Janeiro ontem e hoje estamos tratando dos demais. [...] Estou hoje de plantão para receber os decretos municípios e fazermos o procedimento de reconhecimento e iniciarmos os planos de trabalhoWaldez Góes
Góes também sublinhou que o apoio será direcionado de acordo com as necessidades identificadas pelos municípios.
AÇÕES DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA:
Com o reconhecimento federal, o município tem a possibilidade de solicitar recursos da pasta para ações de assistência humanitária.
“Os repasses serão liberados assim que os planos de trabalho forem apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional”, informou o ministro.
A liberação de recursos federais pode incluir ações como a compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos responsáveis pelo transporte dos mantimentos.
Além disso, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou a possibilidade de antecipação do pagamento do Bolsa Família para beneficiários em áreas de risco, e até do FGTS e outros benefícios sociais.
Fiz o reconhecimento sumário do Rio de Janeiro ontem e hoje estamos tratando dos demais. [...] Estou hoje de plantão para receber os decretos municípios e fazermos o procedimento de reconhecimento e iniciarmos os planos de trabalho
Waldez Góes