FRAUDE

Fraude em merenda escolar é desmascarada por PF no Rio de Janeiro

Envolvidos nos desvios de recurso para merenda podem ser responsabilizados por crimes de estelionato e falsificação

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 16/01/2024 às 12:32
Notícia
X

A Polícia Federal (PF) conduziu uma operação para investigar desvios de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por parte de uma associação de produtores rurais em Petrópolis (RJ), nesta terça-feira (16).

AÇÃO QUE IDENTIFICOU AS FRAUDES:

Durante a ação, os policiais federais executaram cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Petrópolis e Areal, ambos no Rio de Janeiro.

A investigação revelou que os representantes da associação registravam, nas planilhas fornecidas às prefeituras, valores e quantidades de alimentos distintos daqueles adquiridos pelos agricultores.

Além disso, os agentes identificaram indícios de que o grupo alterava as informações na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que permite ao produtor acessar as verbas vinculadas ao PNAE.

Segundo a PF, a operação visa ampliar o conjunto de evidências para determinar o montante total desviado e investigar a possível participação de servidores públicos no esquema.

Os envolvidos podem ser responsabilizados por crimes de estelionato, falsificação de documentos públicos e infrações relacionadas a licitações.

Tags

Autor