INTERNET

Brasil bate recorde em denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet

Safernet divulga dados sobre denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil e registra recorde histórico no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 06/02/2024 às 9:38
Notícia
X

Em 2023, a Safernet registrou mais de 70 mil novas denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online no Brasil. Esse número é um recorde histórico que a ONG recebeu ao longo de 18 anos de funcionamento da Central Nacional de Denúncia de Crimes Cibernéticos.

O último pico de registro foi em 2008, quando a Safernet havia recebido 56.115 denúncias. O ano foi marcado pela disputa jurídica entre o Ministério Público Federal e o Google em relação à crimes reportados no Orkut.

Em comparação com o ano de 2022, as denúncias únicas de imagens de abuso e exploração sexual infantil em 2023 cresceram 77,13%. O total de denúncias novas de violações de direitos humanos recebidas pela Safernet em 2023 cresceu 48,7% em relação ao ano anterior.

Contudo, 2023 também bateu outro recorde não tão animador: denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online, somadas a outras violações de direitos humanos na internet somaram 101.313 denúncias únicas.

Fatores que influenciam o aumento das denúncias

De acordo com a avaliação de Thiago Tavares, fundador e diretor-presidente da Safernet, três fatores pesaram no aumento das denúncias de imagem de abuso e exploração sexual infantil:

"1) a introdução da IA generativa para a criação desse tipo de conteúdo; 2) a proliferação da venda de packs com imagens de nudez e sexo auto-geradas por adolescentes; 3) demissões em massa anunciadas pelas big techs, que atingiram as equipes de segurança, integridade e moderação de conteúdo de algumas plataformas", explicou Tavares.

Tags

Autor