É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Um golpe com deepfake causou um prejuízo de US$ 25 milhões para uma empresa multinacional de Hong Kong após um funcionário ser enganado por golpistas.
O caso repercutiu internacionalmente e levantou questionamentos sobre o combate a golpes envolvendo deepfakes criadas com ajuda da inteligência artificial (IA).
Funcionário cai em golpe milionário
O funcionário afirmou que foi levado a participar de uma vídeo chamada com o que ele pensava que fossem vários outros membros da equipe, contudo, todos "presentes" eram criações falsas, segundo o relato à polícia de Hong Kong.
De acordo com o superintendente sênior, Barão Chan Shun-ching, o trabalhador desconfiou depois de receber uma mensagem supostamente do diretor financeiro da empresa com sede no Reino Unido.
O homem suspeitou que se tratasse de um e-mail de phishing, pois falava da necessidade da realização de uma transação sigilosa. Contudo, ele deixou de lado as dúvidas após a video chama em que outras pessoas pareciam também participar.
Assim, acreditando na veracidade da chamada, o trabalhador concordou e transferiu um total de 200 milhões de dólares de Hong Kong, equivalente a US$ 25,6 milhões de dólares.
De acordo com a polícia, seis prisões relacionadas às fraudes com deepfake foram realizadas.