SAÚDE

Primeira morte causada por rara infecção de varíola do Alasca é registrada pelos Estados Unidos

Doença pode ter sido transmitida por arranhões de gato de rua.

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 14/02/2024 às 11:09 | Atualizado em 14/02/2024 às 11:10
Notícia
X

As autoridades de saúde dos Estados Unidos (EUA) confirmou a primeira morte provocada pela rara infecção da doença chamada varíola do Alasca ou Alaskapox. O vírus foi descoberto em 2015 e pertence ao mesmo gênero responsável por causar a varíola.

Até o momento, não se sabe como aconteceu a infecção que levou a morte do paciente. De acordo com o Olhar Digital, uma das possibilidades é que o vírus tenha invadido o corpo do idoso a partir de arranhões de gatos de rua.

O paciente morava sozinho em uma área florestal e não relatou viagens recentes, ele apenas informou que cuidava de um gato de rua que caçava regularmente pequenos mamíferos.

Idoso apresentou sintomas desde setembro

O idoso notou um ferimento vermelho na pele da axila em setembro do ano passado. Os médicos começaram tratamentos com antibióticos, mas não houve resultados.

O paciente relatou que sentia fadiga e dor no ombro e foi hospitalizado em novembro. O homem acabou morrendo no final de janeiro deste ano, segundo o Departamento de Sáude do Alasca.

Portanto, esse foi o primeiro caso de morte pela varíola do Alasca, que não há evidências sobre a possibilidade de transmissão de pessoa para pessoa.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor