ARBOVIROSES

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano

Seis estados e o Distrito Federal decretaram situação de emergência

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 01/03/2024 às 7:13 | Atualizado em 01/03/2024 às 8:48
Notícia
X

Desde o início do ano, o Brasil contabilizou 1.017.278 casos prováveis de dengue, com 214 mortes confirmadas pela doença. Outros 687 óbitos estão sob investigação.

Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Ministério da Saúde em Brasília.

Atualmente, o coeficiente de incidência da dengue no país é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Entre os casos prováveis, 55,4% são de mulheres e 44,6% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos registra o maior número de ocorrências, seguida pelos grupos de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis, com 352.036 registros. Já quando considerado o coeficiente de incidência, o Distrito Federal está em primeiro lugar, com 3.612,7 casos por 100 mil habitantes.

O DF é uma das unidades federativas que decretaram situação de emergência em saúde pública devido à explosão de casos de dengue.

O governador Ibaneis Rocha relatou que as redes de saúde da capital entraram em colapso no atendimento.

Pacientes, como Januário da Cruz Silva, de 61 anos, enfrentam dificuldades para obter assistência médica. Após buscar atendimento em um hospital sem sucesso, recorreu à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Paranoá, região administrativa do DF.

Glaucilene Cardoso, de 44 anos, levou sua filha, Isabella Cardoso, de 9 anos, para a UBS após o diagnóstico de dengue e Covid-19. Isabella foi atendida em uma tenda de atendimento em Ceilândia e depois encaminhada para a UBS 7.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil poderá registrar o dobro de casos de dengue este ano em comparação com 2023.

DIA D DE COMBATE À DENGUE

No próximo sábado (2), será realizado o Dia D de combate à doença, com ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar sua disseminação. O tema será "Brasil Unido Contra a Dengue".

Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dor atrás dos olhos, mal-estar, prostração e dores no corpo. A transmissão ocorre principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

Seis estados (Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro) e o Distrito Federal, além de 154 municípios, já decretaram situação de emergência devido à doença.

Tags

Autor