mobilidade

"Vínculo empregatício entre motoristas e aplicativos é um tema controverso", diz advogada

Especialista fala sobre votação no STF que delibera sobre vínculo empregatício entre empresas e motoristas de app

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 01/03/2024 às 6:04
Notícia
X

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou o julgamento, que vai até 1 de março, sobre a repercussão geral nas teses que tratam de vínculo empregatício entre empresas, como a Uber, e seus motoristas.

Em análise, a advogada Silvia Monteiro, sócia e especialista em direito do Trabalho do Urbano Vitalino Advogados explica que a existência de vínculo empregatício entre motoristas e aplicativos é um tema controverso.

Na visão da especialista, esses trabalhadores precisam contar com o amparo da previdência, mas isso deve ser feito com cautela.

“Isto porque, até hoje, não se olvida a necessidade de que se estabeleça uma legislação específica que abarque a nova relação de trabalho que surgiu em decorrência das plataformas digitais em suas diferentes esferas”, explica.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Motoristas de aplicativo

Para a especialista, é fundamental que se faça uma regra, inclusive sob o ponto de vista social.

Todavia é extremamente controverso na doutrina e na jurisprudência, inclusive nos tribunais superiores (TST e STF), a existência ou não vínculo de emprego na relação existente entre motoristas e a Uber, nos moldes da atual legislação (artigos 2º e 3º da CLT), que seja ou não ideal, seja ou não suficiente, pois é a única existente no ordenamento jurídico e reconhecida pelo Estado Democrático de Direito e deve ser atualizada.

"Esperamos que a regulamentação deste tipo de trabalho seja feita o mais breve possível pelo Poder Legislativo, para que as empresas que pretendem investir nessa atividade tenham clareza e segurança, até mesmo para precificar a prestação de serviços, de quais os custos envolvidos na cadeia produtiva”, concluiu a especialista.

Tags

Autor