incentivo

CNPq lança edital para apoiar formação de mulheres em ciências exatas

Medida destina R$ 100 milhões para estimular diversidade na pesquisa científica do país

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 07/03/2024 às 11:42
Notícia
X

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, na última quarta-feira (6), um edital ofertando R$ 100 milhões para apoiar a formação de meninas e mulheres em cursos das ciências exatas, engenharias e computação.

O objetivo da medida, segundo a entidade, é estimular a diversidade na pesquisa científica no país.

A medida é voltada para meninas e mulheres matriculadas no 8º e no 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio em escolas públicas, além daquelas matriculadas na graduação de exatas, engenharias e computação.

LEIA TAMBÉM: Nova edição do Programa Meu Diploma do Ensino Médio é lançada com ampliação de vagas

Incentivo para mulheres

Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apontam que 58% dos 100 mil bolsistas de mestrado, doutorado e pós doutorado no país são mulheres, mas esse número não representa a realidade dos cargos de chefia.

"A gente continua massivamente nas escolas, mas eu diria que as lideranças ainda são masculinas”, aponta a cientista Hildete Pereira de Melo

Para uma das maiores cientistas do país no campo do estudo genético, Lygia da Veiga Pereira, há um fundo cultural que limita a mulher.

“O que precisamos é que tirar essa coisa cultural subliminar de que isso não é coisa feminina, de que isso não é coisa para mulher, que você para ser cientista, você vai abrir mão de uma parte do feminino”, opina.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Chefe do Laboratório de Células Tronco Embrionárias da Universidade de São Paulo, Lygia conta que também enfrentou os desafios de conciliar maternidade e produção científica.

“É uma loucura e é uma revolução maravilhosa, foi maravilhosa para mim em vários aspectos. Mas foi muito penosa em outros”, conta. “Por mais que você possa abrir espaços na sua cabeça, abrir espaços no seu coração, o tempo não abre espaço, tempo é aquele, é finito, né? Então até eu atingir um equilíbrio entre a divisão dos meus tempos e da minha disponibilidade, foi bem penoso”, relembra.

Tags

Autor