JUSTIÇA

TJPE empossa novos coordenadores da Ouvidoria-Geral de Justiça

A solenidade foi caracterizada também por ser a primeira reunião presidida pelo novo ouvidor-geral do Judiciário estadual pernambucano

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 09/03/2024 às 17:15
Notícia
X

Os novos coordenadores da Ouvidoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tomaram posse na sexta-feira (8), na sala do Conselho da Magistratura, no Palácio da Justiça. No Dia Internacional da Mulher, a posse foi marcada pela representatividade feminina na coordenação do órgão, formado em sua maioria por mulheres.

A solenidade foi caracterizada também por ser a primeira reunião presidida pelo novo ouvidor-geral do Judiciário estadual pernambucano, desembargador Waldemir Tavares de Albuquerque Filho, que junto ao vice-ouvidor, desembargador Antônio Fernando Araújo Martins, tomou posse no dia 5 de fevereiro deste ano.

Durante a cerimônia, tomaram posse a coordenadora da Defesa das Mulheres, juíza Roberta Viana Jardim; a coordenadora da Defesa dos Direitos Humanos, Laura Amélia Moreira Brennand Simões; a coordenadora de Sustentabilidade, Ana Roberta Souza Maciel de Lira Freitas; além do coordenador de Relacionamento com o 1º grau, juiz Laiete Jatobá Neto; e do coordenador das Questões Relativas à Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, juiz Leonardo Costa de Brito.

“Além desse momento importante em reunir os recém empossados/as coordenadores e coordenadoras da Ouvidora-Geral do TJPE para alinhar os novos objetivos que, com certeza, serão direcionados para melhor atender à população, estabelecer metas e trabalhos em razão da defesa dos direitos das mulheres, uma solenidade, neste dia 8 de março, é significativa e importante para valorizar a luta pela igualdade e pela presença feminina no Judiciário", destacou o ouvidor-geral de Justiça do TJPE.

O magistrado ressaltou também o papel da Ouvidoria-Geral de Justiça para dar voz ao cidadão em relação às demandas do Judiciário.

"O órgão é uma ferramenta de participação popular. É obrigatório à Ouvidoria desempenhar o papel de escuta e ação para assegurar melhores condições àquelas que buscam o Judiciário como garantia de apoio e justiça. Sendo assim, este Órgão se coloca de portas abertas para receber demandas, apoiar no que for necessário, propor modificações, quando cabíveis, e aprender a tornar a caminhada mais segura e efetiva. Feliz Dia Internacional das Mulheres a todas as cidadãs, magistradas e servidoras", destacou.

Participaram ainda da reunião, a assessora da Ouvidoria, Flávia Castro, e o servidor do órgão, Flávio Japiassu.

Representatividade feminina

"Com a proposta da Ouvidoria em priorizar a defesa da mulher, que sofre violência de todas as formas ou assédios, vamos dar mais atenção às Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no sentido de que os magistrados (as) dessas unidades possam realizar seu trabalho de forma efetiva e o mais célere possível. Ou seja, a nossa prioridade será a prestação jurisdicional se sobrepondo à violência", afirmou a coordenadora da Defesa das Mulheres, Roberta Viana Jardim.

"Sinto-me honrada em fazer parte da Coordenadoria de Direitos Humanos, da Ouvidoria-Geral de Justiça e ter assumido a função na data de hoje, Dia Internacional da Mulher, ganha relevância na luta por garantir que as mulheres deixem de ter violados os seus direitos", ressaltou a coordenadora da Defesa dos Direitos Humanos, Laura Amélia Moreira Brennand Simões.

"É importante enfatizar hoje que a representatividade feminina na Coordenadoria da Ouvidoria-Geral do TJPE é um sinal de avanço da conquista das mulheres, digno de registro, num dia simbólico de toda uma luta. Realmente, enquanto mulher, dá conta de todas as nossas demandas, de exercer cargo de gestão, e de enfrentar tantos desafios, diariamente, é motivo para comemorar", pontuou a coordenadora de Sustentabilidade, Ana Roberta Souza Maciel de Lira Freitas.

Tags

Autor