pleito

Aliança Democrática vence eleições em Portugal; votação teve abstenção entre 32% e 46,5%

Partido de centro-direita venceu as eleições legislativas de Portugal

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 11/03/2024 às 7:15
Notícia
X

Portugal realizou, no último domingo (10), as eleições legislativas para escolher 230 deputados da Assembleia da República.

A coligação Aliança Democrática, de centro-direita, venceu as eleições com resultado apertado. Com 99,01% das urnas apuradas, a AD havia contabilizado 29,49% dos votos, garantindo 79 cadeiras na Assembleia da República.

Em segundo lugar ficou o Partido Socialista (PS), que estava na liderança da Assembleia desde 2022. A legenda ficou com 28,66% dos eleitores no pleito de ontem, conseguindo 77 deputados na Assembleia — uma perda de 43 representantes.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Abstenção

As projeções das televisões indicam que a abstenção deverá ficar entre 32% e 46,5% dos 10,8 milhões de eleitores aptos a votar. A votação encerrou às 19h (horário local) em Portugal Continental e na Madeira, fechando uma hora depois nos Açores, devido à diferença horária.

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), até às 16h (horário local), haviam votado 51,96% dos eleitores, uma percentagem superior à das últimas legislativas, realizadas em 30 de janeiro de 2022, quando o comparecimento média às urnas à mesma hora se estimava em 45,66%.

A eleição, que acontece dois anos antes do previsto, foi desencadeada pela renúncia do primeiro-ministro socialista António Costa em meio a uma investigação de corrupção há quatro meses.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor