CHUVAS EM PERNAMBUCO

Chuva no Recife: Inmet emite alertas de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h

Ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 14/03/2024 às 9:50 | Atualizado em 14/03/2024 às 10:03
Notícia
X

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas, laranja e amarelo, de chuvas intensas para o Grande Recife e outras regiões de Pernambuco. Os avisos se entendem até o final da sexta-feira (15).

De acordo com o Inmet, o alerta laranja, que indica alto grau de perigo, prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos intensos entre 60 a 100 km por hora para a Região Metropolitana, Zona da Mata e partes do Agreste e Sertão.

Nestas regiões, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta amarelo, que indica perigo potencial, compreende todas as regiões do território pernambuco, exceto Fernando de Noronha.

Segundo o aviso, pode chover entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, com ventos intensos de 40-60 km por hora.

APAC TAMBÉM EMITIU ALERTA DE CHUVA 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta amarelo devido à situação meteorológica no estado.

Conforme a previsão da Apac, são esperadas pancadas de chuva moderadas a localmente fortes a partir da noite de quarta-feira (13) nas regiões do Agreste e Sertão de Pernambuco, e durante a madrugada e manhã na Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

O alerta amarelo, que indica estado de observação, foi divulgado na quarta-feira e atribui o aumento das chuvas em Pernambuco a uma instabilidade atmosférica associada a um Cavado.

CUIDADOS

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
  • Se estiver fora de casa, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo.
  • Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Tags

Autor