operação hooligans

Suspeitos de ataque ao ônibus do Fortaleza após jogo com Sport são presos no Grande Recife

Operação Hooligans cumpre sete mandados de prisão e outros sete de busca, na manhã desta sexta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 15/03/2024 às 9:49
X

Três suspeitos de participação no atentado cometido por uma torcida organizada do Sport ao ônibus do Fortaleza foram presos na manhã desta sexta-feira (15) pela Polícia Civil de Pernambuco.

As prisões ocorreram no âmbito da 12ª Operação de Repressão Qualificada do ano, chamada de "Operação Hooligans", que faz menção aos violentos torcedores ingleses.

De acordo com a corporação, os suspeitos são acusados de integrar uma associação criminosa voltara à prática dos crimes de tentativa de homicídio, provocação de tumulto e dano.

Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão domiciliar, no Recife, em Jaboatão dos Guararapes e em Camaragibe. Todos foram expedidos pelo Juízo da Segunda Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Jaboatão.

Atentado Fortaleza: presos no Grande Recife

Os presos e os materiais apreendidos foram levados para a sede do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE), em Olinda. Um dos detidos vestia a camisa de uma organizada do Sport no momento da prisão.

A Polícia Civil informou que a operação teve apoio de 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

As investigações tiveram início ainda em fevereiro passado, e foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (Dintel). Outros detalhes serão repassados ainda nesta sexta-feira.

Relembre o ataque

Na noite de 22 de fevereiro, o Fortaleza publicou uma nota afirmando que o ônibus do clube havia sido atacado por bombas e pedras. Seis jogadores foram atingidos e levados ao um hospital da capital.

O ataque aconteceu após o final da partida contra o Sport realizado na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pela Copa do Nordeste.

Um vídeo mostra o cenário caótico dentro do ônibus após o ataque, com janelas quebradas, vidros estilhaçados, um paralelepípedo usado pelos criminosos e vários jogadores feridos e ensanguentados dentro do veículo. Assista abaixo.

Sport recebeu punição

Na última terça-feira (12), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Sport pelo episódio com oito partidas de portões fechados, multa de R$ 80 mil e proibição de ter torcida visitante durante todo o período de pena.

O tribunal acatou o pedido do relator Dr. Diogo Maia, baseado no Art.213 Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O Leão ainda correu o risco de ser expulso da competição. Um dos auditores votou por retirar o clube da Copa do Nordeste, mas não teve apoio dos outros auditores no julgamento.

O vice-presidente jurídico do Sport, Rodrigo Guedes, afirmou que vai recorrer da decisão.

O presidente do clube, Yuri Romão, disse que o clube terá prejuízo de R$ 6 milhões com a punição.

Tags

Autor