estação

Outono chega com temperaturas acima da média em todas as regiões

Enfraquecimento do fenômeno El Niño marca nova estação do ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 20/03/2024 às 10:44
Notícia
X

O outono iniciou no Hemisfério Sul às 0h06 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20) e se estenderá até o dia 21 de junho.

Neste ano, a estação será marcada pelo enfraquecimento do fenômeno El Niño e pelo registro de temperaturas acima da média histórica em todas as regiões do Brasil.

De acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os meses de abril, maio e junho serão mais quentes em comparação com a média dos últimos anos, com exceção do centro-sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas devem se manter dentro da normalidade.

A coordenadora-geral do Inmet, Márcia Seabra, destaca que, em algumas áreas, as temperaturas poderão exceder em até 1 ou 2 graus a média durante todo o período. Ela ressalta que, além dos fenômenos El Niño e La Niña, as diferenças de temperatura neste outono podem ser atribuídas ao aquecimento global.

EL NIÑO

O fenômeno El Niño, que atingiu o pico em dezembro do ano passado, vem demonstrando enfraquecimento nos últimos meses, com expectativa de transição para uma condição mais neutra ao longo do outono.

No entanto, no final desta estação, é possível que o fenômeno La Niña comece a se formar, ganhando força no segundo semestre e caracterizando-se pelo resfriamento das águas do Pacífico.

CHUVAS

Quanto às chuvas, é previsto um cenário de precipitações abaixo da média histórica em grande parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, especialmente devido aos impactos remanescentes do El Niño.

Entretanto, em algumas áreas dessas regiões, como o norte de Roraima, noroeste e sudoeste do Amazonas e oeste do Acre, espera-se chuva próxima ou acima da média durante o trimestre.

Nas regiões Sul e Sudeste, as chuvas devem superar a climatologia, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e sul de Minas Gerais. Já nas demais áreas do Sudeste, é esperada chuva próxima ou ligeiramente abaixo da média.

No que diz respeito à safra, a previsão de chuva abaixo da média no Matopiba, região que abrange partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, pode afetar o plantio e as fases iniciais dos cultivos de segunda safra.

Entretanto, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde se espera chuva acima da média em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, a situação tende a beneficiar a manutenção do armazenamento hídrico no solo e os cultivos de segunda safra.

Quanto à Região Sul, os volumes de chuva previstos devem manter os níveis de água no solo adequados para as fases de maior necessidade hídrica dos cultivos de segunda safra, embora possam prejudicar as operações de colheita da primeira safra.

Tags

Autor