Ao menos 23 mortos em temporal no Rio de Janeiro e Espírito Santo
De acordo com autoridades do Espírito Santo, o número de vítimas fatais ainda deve aumentar
Um forte temporal atinge a região Sudeste e deixa mais de 23 mortos até a manhã deste domingo (24). De acordo com a Defesa Civil do Espírito Santo (ES), 15 vidas foram perdidas devido às fortes chuvas que atiingem a região desde a sexta-feira (22).
Em cerca de 24 horas, cidades do ES chegaram a registrar acumulados superiores a 300 mm. Entre o sábado (23) e o domingo (24), as mortes saltaram de 4 para 15.
"Através do Centro de Inteligência da Defesa Civil Estadual estamos acompanhando os impactos causados pelas chuvas nas últimas horas em cidades capixabas. Toda estrutura do governo, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão mobilizados para apoiar as comunidades atingidas", afirmou o governador Renato Casagrande.
Já no Rio de Janeiro (RJ), as chuvas estão concentradas nas regiões serranas. Até o momento, ao menos 8 mortes foram confirmadas. A vítima mais recente foi encontrada em Teresópolis.
Nesta localidade, outras 2 mortes foram registradas anteriormente, sendo uma criança de sete anos e outra de um adolescente de 16 anos.
A cidade de Teresópolis somou um acúmulo de 260 milímetros (mm) de chuva em 24 horas. Isso significa que cada metro quadrado do município recebeu, em média, 260 litros de água em 1 dia. Até o começo da noite do sábado (23), a cidade anotou 27 ocorrências em 16 bairros, incluindo deslizamentos de terra.
Outras quatro vidas foram perdidas em um desmoronamento em Petrópolis, que anunciou estado de crise, o mais severo.
Em Arraial do Cabo, um homem morreu atingido por um raio, na sexta-feira (22). Outra pessoa morreu afogada, em Duque de Caxias, região metropolitana do Rio.
Equipes da Defesa Civil nacional estão no Rio de Janeiro para ajudar nos trabalhos de buscas e assistência às vítimas.
CHUVAS NO ESPÍRITO SANTO
Ao todo, 4.481 pessoas estão desalojadas no ES e outras 273 estão desabrigadas. Até o momento, o temporal deixou 13 mortos em Mimoso do Sul - que acumulou 220 mm de chuvas entre sexta-feira (22) e sábado (23) - e outros 2 em Apiacá.
No entanto, conforme anunciaram as autoridades, o número de vítimas fatais no estado deve aumentar.
A Defesa Civil considera um alto risco para a movimentação de massa, como deslizamentos, em municípios como:
- Mimoso
- Vargem Alta
- Alegre
- Muniz Freire
De acordo com o órgão, 13 municípios do Espírito Santo estão em situação de emergência.
Em caso de emergência, os moradores do estado podem contactar o telefone da Defesa Civil através do: (27) 3194-3652, ou pelo (27) 3194-3696.
Fonte: Agência Brasil.