PARALISAÇÃO

Paralisação Uber: motoristas de aplicativos irão parar nesta semana; veja o que se sabe

Veja as últimas atualizações sobre a paralisação dos motoristas

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 25/03/2024 às 8:55 | Atualizado em 25/03/2024 às 9:07
Notícia
X

Uma paralisação nacional dos motoristas de aplicativos está prevista para ser realizada nesta semana em todas as capitais do país, de forma simultânea.

Os profissionais irão protestar contra o PLP-12/2024, que tramita em regime de urgência, na Câmara dos Deputados, em Brasília. o Projeto de Lei visa à regulamentação da atividade dos motoristas.

Veja mais a seguir.

GREVE UBER?

Apesar do anúncio da paralisação, é importante ressaltar que não há greve prevista para os próximos dias.

Os entregadores por aplicativos e motociclistas também foram convocados ao ato, já que estes profissionais devem ser os próximos a serem incluídos na regulamentação.

A manifestação está prevista para acontecer na terça-feira, dia 26 de março, a partir das 7h.

PARALISAÇÃO UBER

Em Pernambuco, o ato tem o apoio da FEMBRAPP - Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil e da AMAPE - Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco.

No Grande Recife, a concentração será feita em frente ao Classic Hall, na faixa local.

Em seguida, os motoristas seguem em carreata para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE),  onde será entregue aos deputados o pedido de retirada da urgência do projeto.

"O motorista não quer pagar 27,5% de INSS, pois já estamos há 8 anos sem nenhum tipo de reajuste. O que o motorista quer é liberdade pra trabalhar e tarifas justas, de no mínimo R$ 2 o KM + tempo, pois as plataformas chegam a tirar 60% do valor de uma viagem", afirmou o presidente da AMAPE, Thiago Silva.

Outro ponto de divergência é a obrigatoriedade de representação de sindicatos, junto ao governo e plataformas. 

"Não existe ata de fundação, CNPJ, carta sindical ou qualquer outro documento que legitime estas pessoas, que participaram do GT, em Brasília e fecharam um acordo ruim para o motorista de aplicativos. Portanto, sindicatos, não nos representam”, pontuou Thiago.

Tags

Autor