UBER

Uber: vai ter Greve hoje (26)? Tem Uber disponível? Veja detalhes da manifestação

No Recife, os motoristas de aplicativos irão percorrer trechos na Agamenon Magalhães, Cruz Cabugá e no parque 13 de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 26/03/2024 às 8:11
Notícia
X

Nesta terça-feira (26), uma manifestação dos motoristas de aplicativos - incluindo os profissionais da plataforma Uber - acontece em diversos estados do Brasil.

A paralisação tem como objetivo demonstrar a insatisfação dos motoristas em relação ao Projeto de Lei 12/2024, que prevê a regulamentação das atividades dos profissionais. Não há greve prevista.

As cidades serão ocupadas com carros de som, faixas e adesivos alusivos à insatisfação com o projeto de lei, que segundo os motoristas, não teve a participação deles na construção.

De acordo com a apuração do Blog de Jamildo, nem todos os motoristas irão aderir à paralisação. Por isso, é muito provável que a população ainda tenha acesso a corridas nesta manhã.

Em uma solicitação feita às 08h00, no bairro de Santo Amaro - área central do Recife, há motoristas a 2 minutos de distância, e o preço das viagens permanece inalterado.

No entanto, ainda pode haver alterações no valor da viagem.

MANIFESTAÇÃO UBER

O ato acontece em todas as capitais do país, de forma simultânea. No Grande Recife, os profissionais estão reunidos desde às 07h00, no Classic Hall - Olinda.

Do Classic Hall, os motoristas seguirão em carreata para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, ALEPE, sede do poder legislativo estadual, onde será entregue, de forma simbólica aos deputado estaduais, pedido de retirada da urgência do projeto, que deverá ser enviado para os 25 deputados federais e os três senadores, que compõem a bancada de Pernambuco no Congresso Nacional.

A paralisação nacional em Pernambuco conta com o apoio da FEMBRAPP - Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil - e da AMAPE - Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco.

Também irão fazer parte do protesto estadual, motoristas de aplicativos, motociclistas e entregadores de Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

Em Vitória, a concentração será na Praça da Matriz. Em Caruaru, no Pátio do Povo. Já em Garanhuns, o ato será realizado na Praça Mestre Dominguinhos e em Petrolina, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.

"O motorista não quer pagar 27,5% de INSS, pois já estamos há 8 anos sem nenhum tipo de reajuste. O que o motorista quer é liberdade pra trabalhar e tarifas justas, de no mínimo R$ 2 o KM + tempo, pois as plataformas chegam a tirar 60% do valor de uma viagem", afirmou o presidente da AMAPE, Thiago Silva.

UBER

O projeto da regulamentação prevê o cálculo dos ganhos do profissional com base na hora trabalhada, de R$ 32,09.

Contudo, de acordo com Thiago, muitos destes profissionais conseguem fazer um valor superior e  temem o chamado bloqueio branco, que acontece quando as plataformas deixam de enviar solicitações após o valor ter sido atingido.

Outro ponto de divergência é a obrigatoriedade de representação de sindicatos, junto ao governo e plataformas.

"Não existe ata de fundação, CNPJ, carta sindical ou qualquer outro documento que legitime estas pessoas, que participaram do GT, em Brasília e fecharam um acordo ruim para o motorista de aplicativos. Portanto, sindicatos, não nos representam", pontuou Thiago.

Tags

Autor