g20

Em reunião preparatória para o G20, Prefeitura do Recife destaca ações de resiliência climática

Encontro do Civil 20 (C20) Brasil, ocorre nos dias 26, 27 e 28 de março, reunindo 2,1 mil entidades de mais de 60 países

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 27/03/2024 às 7:31
Notícia
X

De 26 a 28 de março, Recife sedia o encontro do C20 Brasil, grupo participativo que representa a sociedade civil do G20.

As reuniões reúnem membros da sociedade civil, autoridades nacionais e internacionais e acontecem no Hotel Transamerica Prestige, no Bairro de Boa Viagem, para discutir estratégias de incidência no G20, que será sediado no Rio de Janeiro, em novembro deste ano.

O prefeito João Campos participou, nesta terça-feira (26), do painel “Do local ao Internacional: Sociedade Civil responde à Tripla Crise”, e apresentou as ações de resiliência climática implementadas pelo município.

“É uma alegria ver o Recife como a casa do C20 e ser a capital que celebra e discute questões globais tão relevantes. A crise climática já foi uma pauta do futuro, mas hoje é uma realidade e o fenômeno da mudança climática tem uma perversidade muito maior em locais de desigualdade. Então, o desafio para enfrentar essa crise é diária", ressaltou o prefeito durante o evento.

"Por isso, nós conseguimos construir a maior operação de crédito já feita por uma cidade com o Banco Interamericano e 100% desses recursos são voltados para uma intervenção estrutural e ambiental de resiliência climática", completou Campos.

CIVIL 20

O C20 foi formalizado em 2013, durante o G20 na Rússia, e está sendo coordenado em 2024 pela Abong – Associação Brasileira de ONGs.

A ONG pernambucana Gestos, Soropositividade, Comunicação e Gênero, que trabalha há mais de 30 anos defendendo e promovendo os direitos das pessoas soropositivas para o HIV e das populações vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atua como sherpa, sendo responsável por articular o diálogo político entre as organizações da sociedade civil e as representações governamentais.

“A participação da Prefeitura do Recife é muito importante, não apenas como apoiadora, mas porque também gostaríamos de usar esta oportunidade para mostrar como as políticas locais podem ser alinhadas ao desenvolvimento sustentável", afirmou Alessandra Nilo, Coordenadora Geral da Gestos e sherpa do C20.

"Sabemos que essa é uma gestão muito comprometida com pautas que, historicamente, foram negligenciadas pelo poder público, como a construção de infraestrutura. Por outro lado, nós também queríamos dar uma projeção nacional e internacional ao Recife, que é uma das cidades mais vulneráveis no mundo quanto ao avanço das mudanças climáticas e trazer uma atenção especial para o Recife dentro do debate do G20. Então, cumprimos uma função multi estratégica realizando este evento no Recife", pontuou.

Anselmo Lee, da Asia Civil Sociedade Partnership for SDGs (APSD)/PEOPLES e Camila Amorim Jardim, do Greenpeace, também participaram do painel.

“Eu fiquei muito impressionado com o que o prefeito João Campos disse hoje, porque geralmente discutimos muitas problemáticas internacionais, mas nada tão concreto. Acho que precisamos de mais soluções locais para problemas globais e que essas soluções sejam expandidas para outras cidades. Recife, realmente, está sendo a capital do lado social do G20”, disse Anselmo Lee.

Tags

Autor