tech

Startups iniciam programa de internacionalização para a Europa com apoio do Porto Digital

Realizada em parceria com o Sebrae, a iniciativa faz parte de um programa do ambiente de inovação para exportar o potencial empreendedor brasileiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 27/03/2024 às 7:17
Notícia
X

O Porto Digital, principal parque tecnológico aberto e urbano da América Latina com sede no Recife, vai apoiar 10 startups pernambucanas no processo de internacionalização de seus negócios na Europa.

Realizada em parceria com o Sebrae, a iniciativa faz parte de um programa do ambiente de inovação para exportar o potencial empreendedor brasileiro.

Das 10 empresas escolhidas, oito têm suas sedes na capital pernambucana, além de uma em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e outra em Caruaru, no Agreste do Estado.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, ressalta a importância do programa como uma ponte estratégica entre o Brasil e a Europa.

"Essa operação, apesar de iniciar a partir de Portugal, visa alcançar todo território europeu trabalhando três grandes frentes: a parte burocrática, contábil e a mercadológica. Auxiliando em todo entendimento de cenário de mercado na Europa, conexão com possíveis clientes e captação de recursos", explica.

O programa se divide em duas etapas: a primeira, online e com duração de quatro meses, oferece mentoria especializada para orientar as empresas em todos os procedimentos necessários para internacionalização.

Na segunda etapa, as participantes terão acesso gratuito ao Porto Digital Europa, localizado em Portugal, durante seis meses, com foco em atividades presenciais e fechamento de acordos, contando com o suporte de especialistas europeus.

DEMODAY

Como encerramento da primeira edição, está previsto o Demoday na 4ª edição da Aveiro Tech Week em Portugal, agendado para outubro de 2024.

Este evento será uma oportunidade para as empresas apresentarem seus resultados, produtos e estabelecerem novas parcerias, consolidando o esforço conjunto do Porto Digital e das startups pernambucanas na busca pela expansão internacional.

O Porto Digital, iniciando essa ação em Pernambuco, tem como estratégia a escalabilidade do programa para outros estados brasileiros, com edital aberto para parceiros do parque, visando replicar o modelo de aceleração e permitindo que ainda mais startups brasileiras possam ingressar no mercado europeu.

Tags

Autor