INVESTIMENTO

AGRONEGÓCIO: descubra a mais recente forma de investimento

Em seis meses, o crescimento da demanda por esse tipo de fundo foi de 416%.

Milena Galvão
Milena Galvão
Publicado em 14/09/2022 às 8:05 | Atualizado em 14/09/2022 às 10:00
Notícia
Reprodução.
Agronegócio caracteriza um dos mais potentes setores do país. - FOTO: Reprodução.

Responsável por uma grande parcela da economia brasileira, o agronegócio caracteriza um dos mais potentes setores do país. 

Somente em 2021, esse setor obteve uma participação de 27,4% no PIB brasileiro. Tal percentual equivale a mais de R$ 2 trilhões e configurou o maior índice em aproximadamente 20 anos. 

Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA), a representação do setor este ano pode subir para 30%.

..

Pexels
Confira a mais recente forma de investimento no agronegócio - Pexels

VALE A PENA INVESTIR NO AGRONEGÓCIO?

De acordo com Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos, investir no agronegócio pode ser uma alternativa mais rentável e segura em 2022 para aqueles que não podem arriscar depositar seu capital em fundos mais instáveis. 

O pesquisador afirmou, ainda, que as perspectivas para o setor são bastante favoráveis para o segundo semestre deste ano, com expectativa de recuperação no consumo interno e preços das commodities em escala ainda alta no mercado internacional

Em uma perspectiva a longo prazo, o panorama é bom até 2032. Segundo o Ministério da Agricultura, a colheita nacional de grãos aumentará 25,4% até a safra 2031/32, para 338,9 milhões de toneladas. Para este ciclo 2021/22, os cálculos apontam 270,2 milhões.

 NOVA FORMA DE INVESTIMENTO 

 Dentre os diversos meios que possibilitam investir em produtos relacionados ao agro, a forma mais recente que fisgou a atenção dos compradores chama-se Fiagro (Fundo de Investimento das Cadeias Agroindustriais).

O Fiagro é um fundo que investe nas cadeias produtivas da agroindústria, tanto em imóveis ligados ao setor, quanto na própria atividade. Seu principal objetivo é expor a carteira a diferentes empresas por meio de uma só aplicação.

Em seis meses, o crescimento da demanda por esse tipo de fundo foi de 416%. E, do total de investidores, 98% é formado por pessoas físicas

Os tipos de Fiagro são: 

  • Fiagro-FII, de ativos imobiliários rurais;
  • Fiagro-FIP, de empresas do setor;
  • Fiagro-FIDC, de direitos creditórios da agroindústria.

André Ito, sócio da MAV Capital, ressalta que o grande diferencial do Fiagro é a capacidade do gestor, que pode pulverizar os recursos em diferentes ativos com diferentes riscos, minimizando a probabilidade de perda ao investir e garantindo a rentabilidade. 

 

 

 

 

Comentários