TEMPO

Ciclone, frente fria e chuva: confira a previsão para o início da primavera

Formação de ciclone extratropical é prevista para os próximos dias.

Milena Galvão
Milena Galvão
Publicado em 20/09/2022 às 9:45 | Atualizado em 20/09/2022 às 9:56
Notícia
NOA/NASA
Estão previstos acúmulos de água, passagem de frente fria e a formação de um ciclone extratropical. - FOTO: NOA/NASA

Com a chegada da primavera ao hemisfério sul, às 22h04 desta quinta-feira (22), é esperado o início de uma temporada de mais chuvas por todo o país. 

Estão previstos acúmulos de água, passagem de frente fria e até mesmo a formação de um ciclone extratropical

A estação será, ao menos inicialmente, impactada pelo fenômeno La Niña. Trata-se de um fenômeno climático-oceânico que consiste no resfriamento anormal do Oceano Pacífico e resulta em uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura.

De acordo com Desirée Brandt, da Climatempo, o início do período de chuva aguardado para a nova estação acontecerá ainda nesta semana. 

“Tem previsão de chuva, inclusive no primeiro dia da primavera”, afirma. “Há uma expectativa de grandes acumulados e espalhados por grande parte do Brasil. No entanto, o Nordeste vai seguir com o tempo seco, assim como o Norte do Pará e áreas do Amapá”.

Pixabay
O início do período de chuva aguardado para a nova estação acontecerá ainda nesta semana. - Pixabay

CICLONE E ACÚMULOS DE ÁGUA

A concentração dos grandes acumulados será entre Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Em determinadas cidades, tal volume pode passar de 100 milímetros

 “Esse sistema será alimentado pela umidade proveniente da Amazônia e é por isso que vai passar esse corredor, que vai alcançar o Centro-Oeste”, esclarece Desirée.

Todavia, a chuva não será tão volumosa ou abrangente no Centro-Oeste. Apesar de alguns municípios chegarem a receber volumes de até 60 milímetros, a meteorologista atenta para o fato de que ainda devem ocorrer alguns períodos de tempo seco entre as chuvas

A perspectiva é de tempo instável em grande parte do Brasil pelos próximos dias. Em Minas Gerais e no Nordeste, por exemplo, há previsão de chuva inclusive para lugares que não recebem chuva agrícola há 200 dias.

 

 

Comentários