Agronegócio

Na ONU, Bolsonaro exalta AGRONEGÓCIO: "Orgulho nacional"

Em discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Bolsonaro destaca produção agrícola brasileira.

Milena Galvão
Milena Galvão
Publicado em 21/09/2022 às 12:12 | Atualizado em 21/09/2022 às 12:18
Notícia
GETTY IMAGES NORTH AMERICA/GETTY IMAGES VIA AFP
O discurso marcou a abertura da 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas. - FOTO: GETTY IMAGES NORTH AMERICA/GETTY IMAGES VIA AFP

O presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou o agronegócio brasileiro em sua fala na ONU, nesta terça-feira (20). 

O discurso marcou a abertura da 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, onde Bolsonaro citou a capacidade do Brasil de exportar alimentos para todo o mundo. 

O presidente mencionou que, há quatro décadas, o Brasil ainda importava muitos alimentos. Atualmente, no entanto, o país configura um dos maiores exportadores mundiais

Ele classificou os investimentos em ciência e inovação como os responsáveis pelo atual estágio do setor agro no Brasil. 

CONFIRA A ÍNTEGRA DO DISCURSO DE JAIR BOLSONARO NA ASSEMBLEIA DA ONU

 

O presidente ressaltou que o Brasil já iniciou a colheita da maior safra de grãos da história e a estimativa é de 270 milhões de toneladas para 2022. Além disso, destacou que o país deverá tornar-se, em um curto período de tempo, exportador de trigo.

"Como afirmou a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, em recente visita que nos fez, se não fosse o agronegócio brasileiro, o planeta passaria fome, pois alimentamos mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo. O nosso agronegócio é orgulho nacional", afirmou.

BOLSONARO FALA SOBRE MEIO AMBIENTE 

Em sua fala, Bolsonaro citou ainda que a indústria de biocombustíveis brasileira contribui para a matriz energética mais limpa entre os países do G20. De acordo com ele, o Brasil seria referência em sustentabilidade e defesa do meio ambiente

“Cerca de 84% da nossa matriz elétrica atualmente é renovável, e esse é o objetivo que muitos países desenvolvidos esperam alcançar somente depois de 2040 ou 2050”, disse. 

Segundo o presidente, o Brasil é capaz de tornar-se um grande exportador de energia limpa, através de biomassa, energia eólica terrestre e solar, além da oportunidade, ainda não explorada, de eólicas marítimas.

 

ALAN SANTOS/PR
Bolsonaro discursa na ONU - ALAN SANTOS/PR

O chefe de Estado também mencionou o conflito na Ucrânia e defendeu o cessar-fogo imediato. Segundo ele, os impactos da guerra colocam o mundo na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e têm causado um grande impacto econômico nos preços de alimentos, combustíveis e de insumos.

.

Nas Nações Unidas e em outros foros, temos tentado evitar o bloqueio dos canais de diálogo, causado pela polarização em torno do conflito. É nesse sentido que somos contra o isolamento diplomático e econômico.
Jair Bolsonaro

 

 

Citação

Nas Nações Unidas e em outros foros, temos tentado evitar o bloqueio dos canais de diálogo, causado pela polarização em torno do conflito. É nesse sentido que somos contra o isolamento diplomático e econ&oc

Jair Bolsonaro

Comentários