INOVAÇÃO

Pessoas, Negócios e Tecnologia: pilares fundamentais da inovação estratégica

Confira detalhes sobre os pilares para a inovação a nível estratégico.

Rafael Fernandes
Rafael Fernandes
Publicado em 05/12/2022 às 7:10 | Atualizado em 05/12/2022 às 7:15
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Inovação estratégia: entenda os pilares fundamentais. - FOTO: Freepik.

Se buscarmos informações sobre inovação corporativa, encontramos uma infinidade de conceitos, abordagens, discussões, notícias, artigos, livros, podcasts e “manuais de como fazer”.

Boa parte desses conteúdos possuem ótima qualidade e relevância e devem ser utilizados, dependendo de cada contexto. Mas, em excesso, eles acabam gerando o efeito contrário: Produzem ruídos que nos afastam dos princípios e da verdadeira essência da inovação a nível estratégico, que move verdadeiramente o ponteiro dos resultados nas organizações.

Por isso, é fundamental a capacidade de enxergar um tema complexo e dinâmico, como o da Inovação Corporativa, com clareza e simplicidade.

Hoje, gostaria de propor uma abordagem simples, clara e objetiva sobre Inovação Estratégica, utilizando três conceitos-chave, que se compreendidos e trabalhados de forma integrada e transversal, geram o impacto e os resultados tão buscados pelas corporações.

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Pessoas, Negócios e Tecnologia

Três palavras, três fundamentos, três mundos complementares que permeiam qualquer desafio corporativo ligado à inovação.

Em cada um deles, adicionarei os principais temas relacionados, para que você possa compreender como uma estratégia de inovação deve abranger esses três pilares e integrá-los em uma estrutura inteligente.

Pessoas

A base de sustentação de qualquer estratégia. As pessoas são as viabilizadoras (e as sabotadoras) dos resultados.

Em relação ao contexto das pessoas em um sistema de inovação estratégica, temos:

  • Liderança: líderes diretamente envolvidos, comprados com a ideia de transformação causada pela inovação.
  • Comunicação verbal e não-verbal: comunicação clara, concisa e consistente, dando contexto e informações adequadas sobre os desafios e as etapas necessárias para se chegar aos grandes objetivos.
  • Design e processo de operação das equipes: equipes ágeis, operando de forma interdependente e com profundo senso de propósito e alinhamento.
  • Recompensas e incentivos: plano de carreira ligado à inovação, incentivos, metas e alinhamento de expectativas, diante de novos paradigmas, novos cenários.
  • Treinamento e desenvolvimento: cultura do aprendizado, discussões sadias e propositivas.
  • Cultura: a consequência de todos os tópicos anteriores, combinado com a história e a visão de mundo de seus fundadores e líderes.

Negócios

O sistema pelo qual as organizações geram valor à sociedade. A linguagem dos negócios serve como bússola, o caminho rumo à sustentabilidade.

Em relação ao contexto dos negócios, em um sistema de inovação estratégica, listamos:

  • Estratégia: visão do contexto macro-econômico, relacionamento com concorrentes, visão de futuro estratégico de longo prazo.
  • Modelo de negócios: práticas e produtos que apontem para modelos de negócios sustentáveis, utilizando ecossistemas e plataformas como catalisadores.
  • Gestão e Governança: utilização de boas práticas de gestão e governança de projetos, gestão da mudança e gestão de processos, para garantir que todas as iniciativas estejam caminhando em uma mesma direção, de forma sustentável.
  • Investimentos e sustentabilidade financeira: Corporate Venture Capital se torna um canal importante de diversificação de investimentos, de impacto nos negócios e em sua cadeia de valor. Além disso, a governança eficiente de projetos garante retorno financeiro nas iniciativas que atingem estágios avançados de validação e maturidade.
  • Sustentabilidade social e ambiental: organizações são entidades vivas, inseridas e envolvidas diretamente em contextos sociais e ambientais. Não há mais espaço para disassociar a atuação de uma organização, com o seu impacto à sociedade e ao meio-ambiente. A inovação estratégica precisa contemplar a geração de valor a todos os stakeholders.

Tecnologia

O meio, o elo, a inteligência que viabiliza o alcance de grandes resultados.

Em relação ao contexto da tecnologia em um sistema de inovação estratégica, podemos mencionar:

  • Commoditização X diferencial competitivo: adotar o básico das tecnologias atuais é obrigação para sobreviver, buscar inovações de base tecnológica de ponta te coloca em destaque em relação ao restante do mercado.
  • Ferramentas: produtividade em todas as dimensões, inteligência para tomada de decisão, integração entre áreas e processos, interações de valor entre as pessoas.
  • Tecnologias emergentes: IA, IoT, Blockchain, Realidade Virtual, Realidade aumentada, são exemplos de tendências que mudam o patamar das organizações, servindo como ferramentas de diferencial competitivo para as aplicações mencionadas no tópico anterior.
  • Produtos tecnológicos: a entrega de valor tangível ao cliente, responsável pela experiência e interações encantadoras das pessoas com as marcas. A construção e o desenvolvimento de produtos tecnológicos são uma combinação de arte e ciência, que utiliza metodologias como Lean Startup e Customer Development em seu processo de validação e ganho de maturidade como solução. Um conjunto de processos interdisciplinares.

A integração entre o pilares e as consequências da falta de um deles em uma estratégia de inovação

Pessoas utilizam a tecnologia como meio instrumental para direcionar o rumo dos negócios, tanto no nível estratégico, por meio de um modelo de negócios disruptivo e para promover uma gestão e governanças sustentáveis, quanto nos níveis táticos e operacional, trazendo eficiência, produtividade e inteligência.

  • Pessoas e tecnologias, sem uma conexão direta com os negócios, tornam os esforços de inovação como fumaças inoperantes, que se apagam em um curto espaço de tempo.
  • Tecnologias e negócios,sem sua base de sustentação, as pessoas,não chegam em lugar algum. Tudo é feito pelas pessoas e para as pessoas, no final das contas.
  • Negócios e pessoas, sem o uso inteligente e eficaz de novas tecnologias, não geram o diferencial competitivo necessário para se vencer na dinâmica atual do mercado, a organização acaba perdendo o jogo, todos perdem.

Com clareza, objetividade e uma visão sistêmica apurada, é possível e necessária a integração desses três elementos-chave, que ajudam a promover a verdadeira transformação por meio da inovação estratégica, adaptados à realidade de cada organização.


Compreendendo que qualquer programa de inovação passa obrigatoriamente por esses princípios, o caminho fica de fato tangível.

A Inovação Estratégica precisa de clareza e simplicidade, que é a maior das sofisticações.

* Por Rafael Fernandes, Consultor de Inovação Sr. do Grupo JCPM, pai do Benício. Possui MBA em Transformação Digital e Futuro dos Negócios, pela PUC-RS.

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