APLICATIVOS

Pernambucano cria aplicativos para divulgação de comércios em bairros do Recife

Aplicativo ajuda usuários acharem lojas de todos os tipos e conhecerem a história dos seus bairros.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 20/12/2022 às 15:58 | Atualizado em 28/12/2022 às 11:11
Notícia
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Pernambucano cria aplicativos para comércios em bairros do Recife. - FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ao abrir um aplicativo e buscar por um produto ou serviço, o usuário encontra em qualquer lugar o comércio desejado, mas pode acabar perdendo a qualidade das lojas locais. Pensando nisso, o desenvolvedor de aplicativos, Cledjone Pires, de 42 anos, criou plataformas de divulgação para comércios no bairro de San Martin e Mustardinha.

Formado como analista de sistemas, na Unibratec, Pires seguiu a ideia da irmã, com uma loja de roupas infantis no coração de San Martin, que consistia em auxiliar outros comércios e serviços do bairro, uma vez que muitos faziam compras longe de casa, sem perceber que ao redor é possível encontrar estabelecimentos de qualidade.

Em entrevista com o Cledjone Pires, o desenvolvedor revelou com detalhes a ideia que o motivou.

(...) minha irmã tem um comércio no bairro de San Martin e ela me deu a ideia de desenvolver um sistema para auxiliar nossa comunidade a encontrar todos os comércios e serviços do bairro, pois, muitas vezes, íamos para o centro da cidade ou para outros bairros sem saber que até a pé podíamos encontrar o produto ou prestador de serviço por aqui.
Confirmou Cledjone Pires ao Portal NE10.

Assim, lançados desde 2019, o desenvolvedor criou sozinho o SanMartinApp e o MustardinhaApp, ressaltando os comércios locais para todos os moradores da zona oeste de Recife.

SanMartin e MustardinhaApp: entenda como funciona os aplicativos desenvolvidos

O aplicativo voltado para San Martin tem um design fácil e intuitivo para o usuário, o que facilita encontrar os comércios do bairro.

Dividido por diversas categorias, o app funciona a partir da escolha do usuário, que pode ser desde comércios de automotivos, bicicletas, barbearia, salões de beleza, academia, restaurantes e entre outras possibilidades.

SanMartinApp.
Aplicativo para moradores e usuários que desejam comprar no bairro de San Martin. - SanMartinApp.

Ao tocar na categoria desejada, o aplicativo mostrará uma diversidade de comércios catalogados com localização, detalhes sobre o negócio e informações de contatos.

Além disso, no menu das plataformas, é possível conhecer a história do bairro e, até mesmo, a explicação do contexto de crescimento da região com relatos dos próprios moradores.

SanMartinApp.
Aplicativo explica a história do bairro de San Martin. - SanMartinApp.

É importante destacar que para utilizar os aplicativos não é necessário morar ou estar presente no respectivo bairro.

O sucesso dos apps para o bairro de San Martin e Mustardinha

Disponíveis apenas para a versão Android, os aplicativos ganharam números expressivos em downloads e destaques especiais nas redes sociais, como o Instagram, em que o Cledjone utiliza para divulgar os comércios dentro da plataforma desenvolvida.

Atualmente, o SanMartinApp tem mais de 1 mil downloads no Google Play Store e 15 mil seguidores no Instagram, enquanto o MustardinhaApp tem mais de 100 downloads na loja para Android e 12 mil seguidores na rede social. Ambas as páginas no Instagram são destinadas à divulgação do comércio com informações para contato.

Instagram.
SanMartinApp e MustadinhaApp no Instagram. - Instagram.

Próximo aplicativo será lançado para os moradores de Jardim São Paulo

De acordo com o próprio desenvolvedor, no começo de 2023, o plano é lançar um aplicativo que também contemple os moradores de Jardim São Paulo, bairro da zona oeste de Recife.

Segundo Pires, o aplicativo também seguirá o modelo das outras plataformas e proporcionará as funcionalidades para os moradores do bairro ou usuários que desejam comprar em um dos comércios de Jardim São Paulo.

Citação

(...) minha irmã tem um comércio no bairro de San Martin e ela me deu a ideia de desenvolver um sistema para auxiliar nossa comunidade a encontrar todos os comércios e serviços do bairro, pois, muitas vezes, íamos para o

Confirmou Cledjone Pires ao Portal NE10.

Comentários