VAZAMENTO

Robô aspirador registra imagem íntima de mulher e fotos são divulgadas

Confira o caso do robô aspirador que registrou imagens íntimas de uma mulher.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 23/12/2022 às 9:44 | Atualizado em 23/12/2022 às 9:47
Notícia
Divulgação/iRobot
Robô aspirador tem virado aliado na limpeza da casa - FOTO: Divulgação/iRobot

Na internet, o caso de um robô aspirador da iRobot repercutiu após fotos íntimas de uma mulher serem divulgadas em fóruns online. A foto consistia em uma jovem no banheiro sentada na privada, contudo, seu rosto não foi revelado. 

De acordo com a revista Technology Review, essa violação de privacidade não foi a única, uma vez que o rosto de uma criança também foi registrado.

Robô aspirador registra imagem íntima de mulher e fotos íntimas são divulgadas

O caso de vazamento tem relação com o sistema de inteligência artificial (IA) desenvolvido. Os equipamentos, que a empresa afirma ser uma versão modificado do modelo Roomba J7, faziam as fotos e enviava para uma startup que contrata humanos para classificação de áudio, vídeos e fotos usados para utilizar no sistemas de IA.

As imagens são captadas pelo robô aspirador com o objetivo de identificar objetos pela casa, além de ter uma navegação inteligente com um conjunto de sensores para alcançar os lugares necessários.

Essas fotos ficam armazenadas na nuvem da empresa e apenas acessadas pelos funcionários.

iRobot.
Robô aspirador. - iRobot.

Assim, o que deveria fornecer a privacidade do cliente se transforma em uma violação, tendo em vista que as imagens íntimas de uma usuária do aspirador que foram vazadas em grupos fechados na web.

Além da mulher e criança, foram divulgados 15 screenshots que mostram diferentes residências pelo mundo, como Japão, Estados Unidos, França, Alemanha e Espanha. 

Segundo a iRobot, os usuários estariam conscientes da coleta de imagens e assinaram um termo que concordavam com o envio de imagens para os sistemas de IA em treinamento.

 

* Com informações do Technology Review

Comentários