GOVERNO

Ministra da Ciência e Tecnologia anuncia retorno de fundo para financiar inovação, desenvolvimento científico e tecnológico

Com R$ 10 bilhões disponíveis, ministra Luciana Santos retorna com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT).

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 18/01/2023 às 8:06 | Atualizado em 18/01/2023 às 9:06
Notícia
RF Studio
Cientistas desenvolveram anticoncepcional masculino que tem alto nível de eficácia - FOTO: RF Studio

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, anunciou o retorno dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT), fundo com objetivo de financiar as áreas, principalmente as pesquisas realizadas no Brasil.

De acordo com O Globo, cerca de R$ 10 bilhões estão disponíveis para a área da Ciência e Tecnologia.

O desmonte do governo Bolsonaro

O governo de Lula com o Congresso Nacional dispensaram a Medida Provisória editada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que visava limitar o uso dos recursos do FNDCT. Assim, a Medida Provisória nº 1.136/2022 não será votada e perderá efeito no mês de fevereiro. 


Que todos saibam: esta é decisão política do governo do presidente Lula trabalhar para que a ciência seja pilar do desenvolvimento em múltiplas dimensões: no combate à fome e à insegurança alimentar; na política de reindustrialização; na construção de uma arrojada agenda climática e de transição energética; na garantia de uma Nação independente e soberana.
Afirmou Luciana Santos, segundo O Globo.

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O ministra Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, participou do programa A Voz do Brasil - Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Lula veta recursos para o FNDCT

Nesta terça-feira (17), o atual governo sancionou a Lei de Orçamento de 2023 (LOA) com vetos, principalmente sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (FNDCT). 

De acordo com a Agência Senado, Lula vetou recursos que iriam para ações de fomento de pesquisa, contratos com organizações sociais e obras. 

"O motivo do veto, segundo o Executivo, é um descumprimento da proporção entre operações reembolsáveis e não reembolsáveis, algo que é exigido pela legislação que regulamenta o FNDCT.", afirmou a Agência Senado em publicação. 

Citação


Que todos saibam: esta é decisão política do governo do presidente Lula trabalhar para que a ciência seja pilar do desenvolvimento em múltiplas dimensões: no combate à fome e à insegurança

Afirmou Luciana Santos, segundo O Globo.

Comentários