5G

Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe já podem receber sinal 5G antecipado pela Anatel

Municípios pernambucanos já podem receber o sinal da internet 5G, de acordo com a Anatel.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 25/01/2023 às 12:59 | Atualizado em 25/01/2023 às 13:57
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Telefonia móvel 5G. - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em lista divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a cidade do Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe vão receber o sinal da internet 5G antecipadamente. 

Além das duas cidades pernambucanas, a Anatel antecipou o sinal para mais 76 médias e pequenas cidades dos estados brasileiros.

Agora, as operadoras de telefonia podem dar início a solicitação de licenciamento e ativação das estações para o Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe a partir desta quarta-feira (25).

O que é 5G? 

O 5G é uma tecnologia nova que garante uma velocidade maior que o 4G, como o upload mais rápido, além do tempo de latência (atraso) de transmissão de dados ser menor.

Essa tecnologia também é destacada pela possibilidade de melhorar a conexão entre as máquinas e aparelhos, o que garante uma produção industrial mais eficiente.

Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe podem receber internet 5G

É importante destacar que oferecer a rede é facultativo para as operadoras, uma vez que o edital da Anatel estabeleceu uma obrigatoriedade até 2025 e 2026. Logo, as operadoras podem não instalar imediatamente as estações para que a internet 5G seja utilizada nos locais.

A antecipação do prazo foi possível por conta da proximidade com os grandes centros, que já estabeleceram a internet 5G.

Para os moradores dos municípios de Pernambuco usarem a internet da 5 geração, quando a rede estiver disponível, é necessário ter dispositivos que suportam a conexão 5G. 

> Confira aqui a lista de cidades em que o sinal do 5G foi liberado.

Comentários