ASTROS

Cometa Verde, que passa a cada 50 mil anos, se aproxima da Terra! Saiba quando e como ver o fenômeno do Brasil

Saiba detalhes do Cometa Verde que passará pela Terra no começo de fevereiro.

Amanda Marques
Publicado em 31/01/2023 às 10:29
Agência Brasil.
Cometa verde estará mais próximo da Terra no dia 2 de fevereiro. - FOTO: Agência Brasil.

O Cometa Verde é um dos eventos mais esperados do calendário astronômico de 2023.

Descoberto em 2022, o cometa C/2022 E3 (ZTF) é uma das atrações no céu deste ano, uma vez que o astro passou pela Terra apenas no período Paleolíticos Superior, quando os neandertais vagavam pelo planeta.

Dessa forma, para não perder esse momento único, confira mais informações sobre o Cometa Verde e como observá-lo.

Cometa Verde

C/2022 E3 (ZTF) ganha o nome de "Cometa Verde" por conta da sua aura esverdeada, composta por moléculas de carbono diatômicas em estado gasoso, segundo o National Geographic Brasil

Esse astro foi descoberto o ano passado, na Califórnia, pelo observatório Zwicky Transient Facility (ZTF), que utilizou uma câmera de campo amplo Zwicky e também é referência para o nome do cometa.

O Cometa Verde é de longa duração e se aproximará do Hemisfério Sul da Terra, onde o Brasil está localizado.

Quando e como ver o Cometa Verde do Brasil?

2 de fevereiro é o momento em que o Cometa Verde se aproximará da Terra, estando em uma distancia de "apenas" cerca de 42 milhões de quilômetros do planeta, de acordo com a Planetary Society.

Esse dia também é o melhor para avistar o Cometa Verde em um céu limpo e sem a interferência da Lua, contudo, o satélite natural estará em fase crescente, o que ainda pode afetar a visão do astro.

Para se guiar no céu, é possível atentar a visão para perto de Marte, na constelação de Touro, que se localiza na direção norte-noroeste, às 23h.