WhatsApp

Chefe do WhatsApp afirma que aplicativo será bloqueado em alguns países

Criptografia de "ponta-ponta" do WhatsApp tem sido obstáculo para a permanência do aplicativo no Reino Unido.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 10/03/2023 às 9:02 | Atualizado em 10/03/2023 às 9:38
NE10
NE10

O Will Cathcart, chefe do WhatsApp afirmou que o aplicativo de mensagem da Meta deixará alguns países, como Inglaterra e Escócia, se for obrigado a enfraquecer seus padrões de criptografia por conta do Projeto Lei de Segurança Online do país.

Atualmente, o Projeto Lei preocupa empresas de tecnologia em relação às novas regulamentações do governo e alguns jornalistas internacionais apontam a legislação como umas das mais preocupantes no mundo ocidental.

“A realidade é que nossos usuários em todo o mundo querem segurança”, disse Cathcart ao The Guardian. “Noventa e oito por cento dos nossos usuários estão fora do Reino Unido. Eles não querem que reduzamos a segurança do produto e, simplesmente, seria uma escolha estranha para nós escolher reduzir a segurança do produto de uma forma que afetaria esses 98% dos usuários.”

Inc24.
Chefe do WhatsApp. - Inc24.

O WhatsApp não é o único a criticar as regulamentações, uma vez que Meredith Whittaker, presidente do aplicativo Signal, também declarou que preferia se distanciar do Reino Unido ao minar a experiência de todos os outros usuários.

Projeto Lei deseja verificar mensagens em combate à abuso sexual infantil

De acordo com a legislação, o governo ou Ofcom, agência reguladora do Reino Unido, podem exigir que o WhatsApp aplique políticas para moderar conteúdo que seriam impossíveis com a criptografia de ponta a ponta, tendo que removê-la.

A criptografia de ponta a ponta (E2EE) é um dos recursos do WhatsApp que fornece a segurança, que protege dados, e a privacidade dos usuários, uma vez que apenas o remetente e o destinatário das mensagens podem acessar o conteúdo. Esse tipo de criptografia também é utilizada no aplicativo Telegram. 

 

Olhar Digital.
Confira o teste para expandir o recurso de compartilhamento de mídias do WhatsApp. - FOTO:Olhar Digital.
Inc24.
Chefe do WhatsApp. - FOTO:Inc24.