PIX

PIX PARCELADO: Haddad discute sobre possibilidade com presidente do Banco Central

Ministro da Fazenda debateu com o presidente do Banco Central no início da semana.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 05/04/2023 às 12:33
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Desde o lançamento do sistema, milhões de chaves Pix foram cadastradas no diretório do BC - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Ontem (04), o ministro da Fazenda, Fenando Haddad, confirmou que debateu com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a possibilidade de parcelamento em compras no débito do Pix.

O Pix é um modo de pagamento eletrônico instantâneo, que oferece interoperabilidade para as carteiras que utilizam QR code com a possibilidade de transferir a qualquer horário e todos os dias.

Para Haddad, esse parcelamento no Pix pode melhorar as condições de crédito.

"Falava ontem [segunda-feira, 3] com o Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo Pix, que pode ser grande inovação do nosso sistema bancário, você parcelar usando essa ferramenta e melhorando as condições de competitividade, de crédito no país.", afirmou o ministro Haddad.

Inovação que não é novidade

Bancos como o Santander e Nubank são exemplos de instituições que já oferecem a forma parcelada do Pix.

O Santander parcela o valor do Pix em até 24x com possibilidade de pagar a primeira parcela em até 59 dias. O valor mínimo de contratação da linha de crédito é R$ 100.

Já o Nubank, o cliente pode efetuar o pagamento parcelado via Pix, caso o saldo seja debitado do cartão de crédito. O banco permite parcelamento máximo de 12x com incidências de taxas, como o IOF.

Marcello Casal/ JrAgência Brasil
O objetivo da Receita é que possam monitorar possíveis casos de sonegação entre as transações do Pix - FOTO:Marcello Casal/ JrAgência Brasil
Marcello Casal JrAgência Brasil
Novo VÍRUS ataca transferências no PIX para roubar vítimas - FOTO:Marcello Casal JrAgência Brasil