I.A

Mãe cai em golpe de falso sequestro com simulação de voz feita por Inteligência Artificial; entenda o caso

Mãe alerta pessoas sobre o uso de Inteligência Artificial para simular a voz da filha e aplicar golpe.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 14/04/2023 às 11:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 11:01
Notícia
Del Grande.
Inteligência Artificial imita voz para golpe. - FOTO: Del Grande.

Um caso nos Estados Unidos, localizado no Arizona, tem deixado as autoridades em alerta com o uso da Inteligência Artificial (I.A) para golpes. Uma mãe está alertando outras pessoas sobre o golpe por telefone que consistiu em simular a voz de sua filha para validar um sequestro.

Identificada como Jennifer DeStefano, a mãe afirmou que atendeu uma ligação de número desconhecido e disse ter escutado a voz da filha em prantos. DeStefano comentou para o jornal WKYT que ouviu a voz do suposto sequestrador dando ordens para a filha.

"Este homem pegou o telefone e disse: 'Ouça aqui. Estou com sua filha. É assim que vai cair. Você chama a polícia, você chama qualquer um, eu vou estourá-la tão cheia de drogas. Vou fazer do meu jeito com ela e vou deixá-la no México", falou Jennifer. "E naquele momento, eu simplesmente comecei a tremer. Ao fundo, ela diz: 'Ajude-me, mãe. Por favor me ajude. Ajude-me' e berrando."

A mãe afirmou que inicialmente o criminoso pediu US$ 1 milhão por sua filha, mas, as pessoas ao seu redor se mobilizaram e descobriram que a sua filha estava segura.

“Era completamente a voz dela. Foi a inflexão dela. Era assim que ela teria chorado”, disse ela para o jornal americano. “Nunca duvidei nem por um segundo que fosse ela. Essa é a parte bizarra que realmente me levou ao meu âmago.”

Foto: Free Images
Golpistas usam nome de um auditor fiscal e endereço de uma unidade da Receita - Foto: Free Images

Clonagem de voz por Inteligência Artificial 

Recentemente, a Inteligência Artificial tem repercutido pela capacidade de hiper realismo, seja em imagens ou conteúdos criados do zero. 

A ferramenta também tem evoluído na clonagem de voz, que pode ser feita com poucos segundos da voz original. De acordo com a emissora americana, o caso da mãe DeStefano tem relação com I.A capaz de reproduzir a voz da sua filha com tamanha fidelidade. 

Segundo o agente especial do FBI em Phoenix, Dan Mayo, esses golpes se tornam mais fáceis uma vez que os criminosos utilizam dos conteúdos nas redes sociais para fazer essa clonagem de voz. 

Comentários