ASTRONOMIA

ECLIPSE SOLAR HÍBRIDO 2023: fenômeno poderá ser visto do BRASIL? Confira como assistir

Veja mais informações sobre o raríssimo eclipse solar híbrido que acontecerá hoje.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 19/04/2023 às 10:56 | Atualizado em 19/04/2023 às 11:14
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Observatório Nacional vai transmitir eclipse ao vivo - FOTO: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Um raro evento acontecerá no céu e será transmitido ao vivo, o eclipse solar híbrido marcará a noite nesta quarta-feira (19).

O eclipse solar será visível no Pacífico Sul, com uma boa perspectiva na Austrália, Timor Leste e até em parte da Indonédia.

Contudo, não será possível ver o fenômeno do Brasil. Para os curiosos no eclipse solar híbrido, nem tudo está perdido, uma vez que será transmitido ao vivo pela NASA.

Entenda o eclipse solar híbrido

Os eclipses solares acontecem quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, fazendo com o que o cone de sombra do nosso planeta incida em determinada região.

Há três tipos de eclipses solar: parcial, anular e total. O eclipse parcial é o mais comum e consiste quando parte do Sol é encoberta pela Lua, praticamente sem alteração de luminosidade. Já o eclipse anular, é o fenômento que acontece quando a Lua cobre apenas o centro do sol, deixando um círculo de luz ao redor, conhecido como "anel de fogo".

O eclipse total solar é quando todo o Sol é bloqueado pela Lua, comprometendo a luminosidade do dia.

Logo, o eclipse solar híbrido consiste em uma mistura de fenômenos, ou seja, quando a distância da Lua fica perto do seu limite para sombra umbral atingir a Terra, dependendo do grau de inclinação da órbita do satélite.

O eclipse híbrido mais próximo aconteceu em 2023. A próxima aparição desse fenômeno só acontecerá em 2031. 

> Calendário astronômico em abril;

Como assistir o eclipse solar híbrido? 

Marcado para começar na noite de hoje, a partir das 22h36 (horário de Brasília), os telespectadores podem aproveitar o fenômeno a partir das telas  do computador e celular. 

De acordo com a agenda da NASA, o evento será transmitido em todos os canais. No canal do Youtube, a NASA já agendou para transmitir a live a partir das 22:47h. 

* Com informações do Olhar Digital e Exame

Blog do Stoodi.
Eclipse solar híbrido acontecerá hoje. - FOTO:Blog do Stoodi.