ASTRONOMIA

Pico de CHUVA DE METEOROS Eta Aquáridas poderá ser visto ao olho nu neste sábado (6)

Pico de chuva de meteoros Eta Aquáridas acontece nesta madrugada. Confira como assistir o evento que poderá ser visto ao olho nu do Brasil.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 05/05/2023 às 9:02 | Atualizado em 05/05/2023 às 10:02
Foto: Sergei Gapon/AFP
O fenômeno acontece todas as vezes que a terra passa no mesmo local onde passou o cometa Halley - FOTO: Foto: Sergei Gapon/AFP

Para os observadores que desejam contemplar "estrelas cadentes", o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas chegará nas noites de quinta (05) e sexta-feira (06).

O fenômeno costuma a acontecer entre os dias 19 de abril a 28 de maio de cada ano, mas a "máxima" da chuva de meteoros ocorre geralmente durante uma ou duas noites, favorecendo a visão no hemisfério Sul, incluindo o Brasil.

A chuva de meteoros tem a máxima que varia entre 50 e 60 rastros de "estrelas cadentes" por hora, contudo, este ano, a estimativa cai para 22 a 25 meteoros por hora por causa da Lua cheia.

Pico de chuva de meteoros Eta Aquáridas 

A chuva de meteoros Eta Aquáridas tem origem no famoso cometa Halley, que se aproxima do Sol para completar uma jornada cíclica de 76 anos no Sistema Solar, deixando um trastro de poeita para trás.

Foto: Sergei Gapon/AFP
O fenômeno acontece todas as vezes que a terra passa no mesmo local onde passou o cometa Halley - Foto: Sergei Gapon/AFP

Essas trilhas acontecem duas vezes por ano e ambas resultam em diferentes chuva de meteoros. Um desses fenômenos é a Eta Aquáridas, que tem esse nome por conta do radiante na constelação de Aquário, mais precisamente da estrela Eta Aquarii.

A chuva se torna interessante de se contemplar uma vez que os rastros dos meteoros têm uma permanência mais prolongada no céu.

Como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas?

Para observar melhor o show de meteoros no céu, o fenômeno começa por volta das 02:45h para quem deseja ter uma boa visualização.

Contudo, de acordo com o Terra, o melhor horário é durante às 04:40h, quando o radiante está com boa visibilidade e a Lua Cheia, que impede uma visualização completa, já estará se ponto do outro lado do céu.

"Pode ser observada por qualquer pessoa que tenha uma visão razoável e acesso a algum pedaço de céu. Não precisa de telescópios, câmeras nem qualquer equipamento especial. Basta ter disposição para perder algumas horas de sono e olhar para o céu”, afirmou  Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista, segundo o Olhar Digital

Priorize lugares com menos poluição luminosa e espere na direção leste, onde o Sol nasce, pois é lá que está localizado o radiante.