IA

Homem é detido após usar ChatGPT e gerar notícias falsas de mortes em acidente na China

Entenda o caso que preocupou as autoridades chinesas após o uso da inteligência artificial para gerar notícias falsas de um acidente.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 09/05/2023 às 10:54 | Atualizado em 09/05/2023 às 11:03
Divulgação
A Neurotech agora pertence a B3 que a adquiriu por mais de R$ 500 milhões. - FOTO: Divulgação

A polícia chinesa deteu um homem por supostamente gerar notícias falsas através do ChatGPT, inteligência artificial generativa da OpenAI, sobre um acidente de trem e divulgá-las online.

A tecnologia teria "inventado informações" e o suspeito de sobrenome Hong foi detido por "usar tecnologia de inteligência artificial para inventar informações falsas", segundo a polícia da província de Gansu.

O caso chamou a atenção da divisão cibernética de um escritório de polícia que detectaram uma notícia falsa, essa que afirmava a morte de nove pessoas em um acidente de trem local em 25 de abril, segundo informações do South China Morning Post.

Os oficiais encontraram o artigo postado em mais de 20 contas no Baijiahao, uma plataforma de blog encontrada no Baidu, com mais de 15 mil cliques. A origem do artigo levou a polícia para uma empresa da propriedade do suspeito Hong, que operava plataformas de mídia pessoal no sul da China.

De acordo com o Indian Express, Hong confessou ter ignorado a verificação de duplicação da plataforma Baijiahao. O suspeito teria inserido histórias populares na China dos últimos anos no ChatGPT para produzir diferentes versões de uma mesma história falsa.

Regulamentação da Inteligência Artificial

Por se tornar um viral, as autoridades chinesas têm advertido o uso do ChatGPT.

A regulamentação da inteligência artificial generativa é um assunto já divulgado pela Administração do Ciberespaço da China, essa agência reguladora que, em abril, começou um projeto, que consistia nos conteúdos gerados pela IA que reflitam "os valores socialistas fundamentais e não devem apresentar conteúdo relacionado à subversão do poder do Estado". 

É importante destacar que o governo do Brasil também tem se atentado para a evolução da inteligência artificial, como o desenvolvimento do Projeto de Lei para um marco legal da inteligência artificial. 

Primeira Página.
Imagem de homem detido. - FOTO:Primeira Página.