POLÍTICA

STF deve decidir sobre regulamentação das big techs antes do Congresso

Uma das principais ações que tramitam na Corte e questionam as regras do Marco Civil da Internet será discutida pelo STF na próxima semana.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 12/05/2023 às 10:11
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
O STF começará a julgar, na próxima terça-feira, 9, mais 250 denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

Enquanto a aprovação para o Projeto de Lei das Fake News não conquista a quantidade de votos suficiente, o Supremo Tribunal Federal (STF) conseguiu alcançar a discussão antes do Congresso.

Na próxima quarta-feira (17), está pautada duas ações que tramitam na Corte e questionam as regras do Marco Civil da Internet.

De acordo com o Metrópoles, o Recurso Extraordinário – RE 1037396 e RE 1057258 (Temas 987 e 533 da repercussão geral) – discutem a responsabilidade de provedores de aplicativos ou de ferramentas da web pelo conteúdo gerado por usuários, com a possibilidade de remoção de assuntos que possam ofender direitos, incitar ódio ou disseminar notícias falsas a partir de notificação extrajudicial.

O tema 987 é a discussão sobre a constitucionalidade do artigo 19, da Lei n° 12.965/2014 (Marco Civil da Internet), que torna necessária a existência prévia e específica de ordem judicial em exclusão de conteúdo.

No que diz respeito ao recurso 533, é necessário uma análise do dever de empresa que hospeda domínios de fiscalizar o conteúdo publicado e de retirá-lo do ar, sem qualquer intervenção judicial, quando for considerado ofensivo.

 

Comentários