MÚSICA

João Gomes faz show com IA de Luiz Gonzaga e 'revive' a voz do Rei do Baião

Confira o vídeo de trecho do show de João Gomes que utiliza voz de Luiz Gonzaga gerada por IA.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 11/07/2023 às 13:14
Notícia
Instagram (@joaogomescantor)
Show de João Gomes conta com IA de Luiz Gonzaga. - FOTO: Instagram (@joaogomescantor)

Neste domingo (09), João Gomes cantou um dos seus maiores sucesso "Eu Tenho a Senha" no palco, contudo, mais uma voz acompanhou o cantor: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Mas a voz de Gonzaga foi gerada através de uma inteligência artificial (IA). 

A equipe produtora do show "reviveu" a voz de Luiz Gonzaga e gerou imagens através da inteligência artificial para trazer mais realidade para a parceria. 

É divertido, né? A gente faz as coisas para se divertir. Mas dá um pouco de medo. Tudo que que vem da tecnologia a gente tem aquele receio das coisas. Mas acho que é isso. Vamos fazer uma coisa divertida para honrar o legado de alguém que veio aqui antes da gente.
disse João Gomes, segundo o Tilt UOL.

O portal de notícias também afirmou que o cantor acredita que cantar canções de outros artistas que já morreram também é uma forma de manter viva as lembranças de músicas e homenagear a história de grandes figuras. 

IA, música e recriação  

Com o acesso facilitado da inteligência artificial (IA), a possibilidade de usar uma tecnologia que gera conteúdos semelhantes produzidos por pessoas que já morreram levanta grandes discussões. 

A música foi um dos primeiros campos atingidos pelo mundo das IAs, que já geraram diversas músicas com as vozes desejadas. 

O exemplo mais recente do uso da IA e a recriação de artistas já mortos foi a propaganda da Volkswagen, que trouxe a imagem e voz de Elis Regina ao lado da sua filha Maria Rita em vídeo. 

CONAR ABRE PROCESSO PARA COMERCIAL DE ELIS REGINA; ENTENDA

Citação

É divertido, né? A gente faz as coisas para se divertir. Mas dá um pouco de medo. Tudo que que vem da tecnologia a gente tem aquele receio das coisas. Mas acho que é isso. Vamos fazer uma coisa divertida para honrar o legado de

disse João Gomes, segundo o Tilt UOL.

Comentários