OPORTUNIDADES

Porto Digital e SENAC oferecem cursos gratuitos de ensino superior para comunidade carente do Pilar

Nesta quarta-feira (12), Porto Digital e SENAC-PE anunciaram o projeto Pilar Universitário. O Portal NE10 cobriu o evento e traz as principais informações

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 12/07/2023 às 13:08 | Atualizado em 12/07/2023 às 19:16
Notícia
Divulgação
Moradores da comunidade do Pilar poderão fazer cursos de ensino superior gratuitos oferecidos pelo Porto Digital e Senac. - FOTO: Divulgação

Os moradores da comunidade do Pilar, localizada no centro do Recife, é o foco do projeto Pilar Universitário, anunciado pelo Porto Digital e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) nesta quarta-feira (12). O projeto busca transformar a comunidade e trazer bolsas de estudo para cursos tecnólogos gratuitos para a especialização dos moradores. 

De acordo com o senso feito pelo pólo de tecnologia, com cerca de 500 pessoas, apenas 2% dos moradores declararam ter ensino superior/técnico. Além disso, apenas 6,8% dos entrevistados possuem computador/notebook e 31,4% tem celular, o que também mostra uma falta de inclusão digital dos moradores.

Pensando nesta comunidade, o Pilar Universitário oferecerá cursos tecnólogos para impulsionar mais oportunidades e renda, além de vagas de jovem aprendiz e estagiário em empresas embarcadas no Porto Digital, como a Softex Pernambuco e Neurotech. 

Nesta quarta-feira (12), o Portal NE10 participou do evento que anunciou o projeto de educação, com participação de diversas figuras de importância para a inovação e tecnologia do Recife. O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, falou com exclusividade sobre o projeto. 

"O Porto Digital tem uma dívida de histórica com a comunidade do Pilar, é uma comunidade de 850 moradores dentro do bairro do Recife, histórica e que de certa forma teve uma distância muito grande com o próprio Porto Digital aqui. Então, nós estamos resgatando essa dívida que nós temos (...) Agora, a gente faz um programa estruturador e educacional, onde a gente vai universalizar o ensino de graduação na faculdade Senac.", disse ele. 

Amanda Marques/Portal NE10.

Pierre Lucena no evento que anunciou o Pilar Universitário. - Amanda Marques/Portal NE10.

Projeto copiloto 

O Portal NE10 conversou com Eduardo Santos, de 22 anos, que é um morador da comunidade do Pilar, foi jovem aprendiz e, agora, é estagiário de administração no SENAC. Eduardo participou do projeto copiloto para a comunidade Pilar e é um dos representantes a abrir caminhos para a concretização do Pilar Universitário. 

Eu como morador da comunidade do Pilar vejo que a gente precisa muito de oportunidade, isso que o Porto Digital está fazendo é bom para os jovens, e até as pessoas com mais idade, para podemos crescer porque até em comunidade que a gente pode ver que é muito desprezada, e como diz a música de Racionais: até no lixão nasce flor.
Declarou Eduardo Santos.

Amanda Marques/Portal NE10.

Eduardo Santos é estagiário de administração e morador da comunidade do Pilar. - Amanda Marques/Portal NE10.

Pilar Universitário: como participar do projeto?

Para participar do projeto, é necessário ser morador da comunidade do Pilar e ter o ensino médio completo. Os interessados devem se inscrever pelo WhatsApp: (81) 99112-6389

O Pilar Universitário terá cinco etapas: Inscrições, Processo seletivo (Enem ou Vestibular), Matrícula, Realização do curso e Estágio + Programa de Jovem aprendiz. 

Confira as documentações necessárias para participar: 

  • Carteira de identidade;
  • Ficha 19 - histórico escolar de conclusão;
  • Comprovante de endereço 
  • Comprovante do Enem 
  • Comprovante de reservista (para jovens maiores de 18 anos)

Segundo a equipe do Porto Digital, o projeto começará em agosto. As inscrições já estão abertas no site da Faculdade SENAC: www.ead.senac.br/ e a preparação para o vestibular já começa na próxima semana.

Cursos tecnólogos 

Os cursos que serão oferecidos para os interessados são: 

  • Design de Moda
  • Estética e cosmética 
  • Gastronomia 
  • Gestão de RH 
  • Gestão de Logística 
  • Jogos Digitais 

SENAC-PE visa bolsas para outras comunidade de Recife 

Durante o evento, o Portal NE10 também conversou com a diretora de Educação Profissional do SENAC Pernambuco, Guiomar Albuquerque, sobre a possibilidade de contemplar mais comunidades carentes do Recife na faculdade.  

"Sim, é nossa pretensão ampliar o número de bolsas integrais para outras comunidades, lógico, que dentro de um programa de formação mais amplo, com possibilidades dessas pessoas estarem no mercado de trabalho durante o curso e após a sua conclusão e até mesmo empreendendo, tornando donas do próprio negócio.", afirmou Guiomar. 

Citação

Eu como morador da comunidade do Pilar vejo que a gente precisa muito de oportunidade, isso que o Porto Digital está fazendo é bom para os jovens, e até as pessoas com mais idade, para podemos crescer porque até em comunidade q

Declarou Eduardo Santos.

Comentários