TECNOLOGIA

Governo lança Estratégia Nacional de Escolas Conectadas para levar internet às escolas do Brasil até 2026

Estratégia quer implantar infraestrutura, acesso à internet, instalação de redes Wi-Fi e fornecer energia elétrica para escolas de educação básica até 2026

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 27/09/2023 às 13:48
Notícia
X

Governo Federal lançou a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, em Brasília, com a presença do presidente Lula ao lado dos ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e Educação, Camilo Santana. A iniciativa busca garantir a conectividade para as instituições de educação até 2026. O investimento previsto no total é de R$ 8,8 bilhões

De acordo com o governo, a estratégia é dividida em quatro principais eixos de conectividade: estabelecer infraestrutura de rede de acesso à internet em alta velocidade, disponibilizar acesso à internet com velocidade adequada, instalação de redes Wi-Fi nas escolas, e fornecimento de energia elétrica. 

Primeiro passo para a inclusão digital

O vice-presidente da Abranet (Associação Brasileira de Internet), Jesaias Arruda, acredita que o projeto é um importante passo para a inclusão digital, mas alerta que o governo terá o grande desafio de viabilizar essa conectividade em um país de dimensões continentais como o Brasil.

“O Escolas Conectadas pode ser visto como um primeiro passo para gerar inclusão digital, um dos temais mais urgentes do momento, além do letramento digital. Os investimentos e ações de inclusão digital não podem estar concentrados apenas zonas centrais do país. O desafio é atingir todas as áreas do país, as regiões ribeirinhas, quilombolas, as favelas e outras. Todas as áreas menos favorecidas vão precisar de conectividade para que a inclusão digital posse ser realidade”, afirmou Arruda após a cerimônia de lançamento do projeto, em Brasília.

Na perspectiva das empresas do setor de internet, o vice-presidente destaca que a Abranet entende que a estratégia lançada abre oportunidades para pequenos, médios e grandes provedores de internet, por meio dos investimentos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Existem boas oportunidades para as empresas que atendem regiões próximas a escolas e hospitais. O governo demonstra com essa iniciativa que está empenhado em investir para trazer mais tecnologia para o mercado”, analisou ele.

Tags

Autor