REC'N'PLAY

REC'n'Play 2023 impulsiona o centro do Recife com atividades e palestras para todos os públicos

Descubra o que aconteceu no terceiro dia de REC'n'Play 2023, evento de tecnologia e inovação que movimento o centro do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 20/10/2023 às 23:04
X

Nesta sexta-feira (20), o REC'n'Play 2023 contou com a presença de especialistas, professores e governantes que discutiram o destino da tecnologia e inovação do Recife para o mundo. Além disso, o terceiro dia foi marcado pelo Dia Geek, que enriqueceu as demais atrações que acontecem na Avenida Rio Branco, um dos espaços mais ricos em atrações para o público. 

O evento REC'n'Play é gratuito e vai até o dia 21 de outubro com diversas palestras, shows, ativações e arenas para todos os públicos.

REC'n'Play 2023: terceiro dia de inovação, tecnologia e conhecimento 

Ao atravessar as ruas do centro, a trilha do Jornal do Commercio focou desde as atrações até as palestras mais requisitas pelos participantes do evento de tecnologia e inovação, realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae.

Regulação das plataformas digitais 

Na Escola Técnica do Porto Digital, o debate mediado por Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company, abordou as regulação das plataformas digitais, inteligência artificial, além de focar no mercado digital com a perpectiva de Vinicius Caram, superintendente da ANATEL, Raquel Saraiva, presidente e fundadora do IP.rec, e João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

AMANDA MARQUES/ NE10.
Marketing do futuro e regulação de plataformas foi o tema do debate no terceiro dia de REC'n'Play 2023. - AMANDA MARQUES/ NE10.

O futuro da educação 

Na roda de conversa sobre o futuro da educação, mediada por Gerino Xavier, presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (SEPROPE), estimulou discussões sobre a mobilização dos profissionais e o estímulo dentro e fora das salas de aula.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, Geber Ramalho, professor e coordenador do PRAIA — Centro de Pesquisa Realmente Aplicada em IA —, e Luciano Meira, professor adjunto da UFPE e CESAR, dividiram suas experiências na área da educação, destacando dificuldades que permanecem na educação tradicional brasileira, como o formato das aulas, processo de seleção dos docentes e o desinteresse dos alunos.

AMANDA MARQUES/NE10.
Roda de conversa aconteceu no CESAR Brum durante o REC'n'Play 2023. - AMANDA MARQUES/NE10.

META marca presença no Recife 

Mohammad Zia, gerente da Meta na equipe de políticas públicas com foco em tecnologias emergentes, e Marcela Nascimento realizaram uma das palestras mais procuradas pelo público do REC'n'Play.

Sediada no Porto Digital, Zia introduziu o público aos conteitos de metaverso, realidade aumentada, virtual e estendida, além de demonstrar o uso do mertaverso para educação na área da saúde, em salas de aula e, até mesmo, para salvar vidas.

Em seguida, Marcela Nascimento, explicou como funciona o desenvolvimento de filtros usados em redes socias da META, além da diversidade que esses recursos podem fornecer para os usuários.

AMANDA MARQUES/ NE10.
Mohammad Zia, gerente de políticas públicas focada em tecnologias emergentes na META. - AMANDA MARQUES/ NE10.

Profissões indispensáveis para o futuro

Na palestra sobre profissões do futuro, Grazi Tonin, professora do Insper da Graduação e líder do Projeto Women in Tech, mostrou as principais características necessários para alavancar a carreira no cenário competitivo da tecnologia. 

A palestrante afirmou que a inteligência artificial, programação, segurança da informação, Cloud Computing e ciências de dados são as áreas de atuação mais requisitadas no futuro próximo. Além disso, campos de atuação como a agricultura, mercado, sustentabilidade, IA e cibersegurança são promissores para quem deseja seguir uma carreira na tecnologia.

Tonin também explorou uma diversidade de temas comoas características e habilidades desejadas pelo mercado de trabalho em 2023, trabalho remoto e também abordou o impacto da IA nos empregos.

Dia Geek 

A avenida Rio Branco foi invadida por cosplayers no chamado Dia Geek do REC'n'Play. Os participantes do evento aproveitaram jogos, competições entre robôs e dança, além de debates que aconteceram simultaneamente.

AMANDA MARQUES/ NE10.
Dia Geek na Avenida Rio Branco durante o REC'n'Play 2023. - AMANDA MARQUES/ NE10.

Final do campeonato de League of Legends na Arena Geek Gamer

Com direito à transmissão ao vivo na plataforma Twitch, a primeira final do campeonato de League of Legends (LoL), na Arena Geek Gamer, aconteceu nesta tarde entre os low elos.

Além do campeonato, os outros jogos disponíveis na arena de consoles, fliperamas e VR continuaram a contagiar os participantes do REC'n'Play. 

AMANDA MARQUES/ NE10.
Final do campeonato de League of Legends (LoL) no REC'n'Play 2023. - AMANDA MARQUES/ NE10.

Inovação que transforma o setor público

No Cais do Sertão, o Auditório É do Povo foi lotado pelos participantes do evento de tecnologia e inovação para presenciar o debate "Inovação transformando o setor público", mediado por Chico Saboya,  presidente da Associação Nacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (ANPROTEC). 

Para potencializar o debate, o Prefeito do Recife, João Campos, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além do presidente da Serpro, Alexandre Amorim, participaram da discussão sobre regulamentação e liberdade no setor da tecnologia e inovação, abordando desde a esfera regional até nacional. 

AMANDA MARQUES/ NE10.
REC'n'Play 2023 contou com debate entre João Campos, Luciana Santos e Alexandre Amorim, mediado por Chico Saboya. - AMANDA MARQUES/ NE10.

No debate, Amorim revelou que a Serpro terá um laboratório no Porto Digital com objetivo de conectar a empresa estatal e as startups embarcadas no polo tecnológico. O Jornal do Commercio apurou a informação com a equipe do Porto Digital, que confirmou a instalação do espaço da Serpro.

REC'n'Play 2023


O chamado "Carnaval do Conhecimento" ganha as ruas do centro da capital pernambucana até o dia 21 de outubro, com atrações desde a Escola Nossa Senhora do Pilar até a Livraria Jaqueira.  " />

Tags

Autor