Apelo

Com problema na medula, jovem pede ajuda para pagar cirurgia


Jovem de 21 anos sobre com um problema na medula e precisa viajar para fazer cirurgia

Giovanna Torreão Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 01/07/2019 às 20:12
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal
Leitura:

A jovem Marianne, de 21 anos, sofre com um problema na medula e precisa passar por uma cirurgia para evitar o risco de ficar sem andar. Para isso, ela precisa arrecadar dinheiro para fazer o procedimento em São Paulo. Conheça a história da jovem Marianne! O telefone para doações é o 98610-7230, falar com Kátia Pinto.

Confira:

Doação de medula

Tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, a medula óssea produz os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. O transplante é destinado a pessoas com tumores que podem comprometer a função da medula, como leucemia, com incapacidade de produzir células e com doenças genéticas, como anemia falciforme e talassemia.

Os interessados em doar devem procurar primeiro um hemocentro. No local, é realizado um cadastro com os dados pessoais do futuro doador e coletada uma amostra do sangue para a realização da tipagem dos glóbulos brancos (tipagem HLA). O doador permanece no registro até completar 60 anos de idade e que a convocação para realizar a doação pode demorar alguns anos ou nem chegar a acontecer.

Para encontrar um doador compatível, o médico inscreve as informações de quem precisa do transplante, incluindo o resultado do exame de histocompatibilidade – HLA (exame que identifica as características genéticas de cada indivíduo), no sistema do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Após aprovação da inscrição do paciente, a busca é iniciada imediatamente.

A doação é feita de três maneiras. A principal dela ocorre por meio de uma pequena cirurgia, de aproximadamente 90 minutos, em que são realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Não é possível saber para quem as células foram doadas e um doador pode ser convidado a realizar mais de uma doação.

>> Semana reforça importância da doação de medula óssea

>> Ceratocone: o que é, causas, sintomas e tratamentos

>> Veja cuidados para manusear fogos e o que fazer em caso de acidentes

>> Veja os sintomas e como evitar cânceres de cabeça e pescoço