JULHO VERDE

Veja os sintomas e como evitar cânceres de cabeça e pescoço

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, o diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço

Veja os sintomas e como evitar cânceres de cabeça e pescoço

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais. - Foto: Pixabay

TV Jornal / SBCCP

O mês de julho é voltado para a conscientização e prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço. O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.

A infecção pelo papilomavírus (HPV) tem contribuído, nos últimos anos, com o aumento na incidência desta doença, segundo a SBCCP. “A infecção pelo HPV é um importante fator de desenvolvimento do câncer de faringe. Uma das formas de contágio por essa infecção é por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço Fernando Walder, presidente da SBCCP. Trabalhos brasileiros demonstram que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca.

Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

Sintomas e como evitar

A repórter Marcela Maranhão conversou com um especialista para saber os sintomas da doença e como evitar o aparecimento desses tumores. Confira!

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.