Saúde

Ministério da Saúde alerta para surto de dengue em Pernambuco

Em 2019, foram registrados mais de um milhão de casos de dengue em todo o Brasil

Com informações de Marcela Maranhão
Com informações de Marcela Maranhão
Publicado em 16/01/2020 às 19:30
Divulgação/Fiocruz
FOTO: Divulgação/Fiocruz

O Ministério da Saúde emitiu um alerta para todos os estados do Nordeste, além do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, sobre um possível surto de dengue a partir de março de 2020. De acordo com o ministério,o Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue em 2019 e o número de mortes pela doença também subiu de 201 para 782.

>>>Febre amarela: vacinação é antecipada após morte de macacos em Aldeia

Em Pernambuco, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram 20.448 casos confirmados da doença no ano passado e 12 pessoas morreram por causa da dengue em Pernambuco.

Preocupação

Diante desses números, moradores de um conjunto de casas abandonadas, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, reclamam que de possíveis focos do mosquito da dengue, devido à vilas militares inabitadas que ficam no entorno da Estação Aeroporto do Metrô do Recife, onde os imóveis foram abandonados há cerca de um ano.

Esclarecimento da Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife disse que esteve na Vila Militar pelo menos sete vezes no segundo semestre do ano passado. A nota enviada pelo órgão diz ainda que todos os imóveis e até algumas casas da redondezas foram inspecionados e os focos de mosquito foram eliminados com larvicidas. A Vigilância Ambiental fará uma nova vistoria ainda este mês.

+VÍDEOS