Saúde

'Quebra-crânios': desafio pode causar fratura da coluna ou morte, alerta médico

A ''brincadeira'' passou a ser um viral e tem preocupado profissionais de saúde

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 11/02/2020 às 20:20
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Alguns vídeos de um novo desafio, chamado de ''quebra-crânios'', está circulando na internet e têm causado preocupações entre os médicos. A ''brincadeira'' acontece da seguinte forma: três pessoas ficam lado a lado e aquela que está no meio (desavisada) salta, enquanto os dois das pontas aplicam uma rasteira, causando a queda e a pessoa bate a cabeça no chão.

>>>'Quebra-crânios': morte de menina no RN foi por outra ''brincadeira''<<<

>>>‘Quebra-crânios’: youtuber faz desafio com a própria mãe, viraliza e depois pede desculpas<<<

>>>Sociedade de Neurocirurgia emite alerta sobre 'quebra-crânios'<<<

De acordo com o médico ortopedista, Rodrigo Castro, a pancada pode causar problemas sérios de saúde e até levar à morte. Veja a entrevista exibida no programa O Povo na TV desta terça-feira (11). ''Isso não se trata de uma brincadeira, se trata de uma agressão física. O problema relacionado à queda é a dor muscular e a fratura'', comentou.

Um dos casos foi gravado há pouco mais de uma semana em um colégio de Caracas, na Venezuela. No vídeo, o menino cai e bate fortemente com a cabeça no chão. Pelo Twitter, o colégio disse que os estudantes envolvidos e seus representantes deles foram chamados.

>>>Mãe de três filhos luta contra um tumor na cabeça e sonha em ter ''uma vida normal''<<<

>>>Doença afeta rosto de criança e mãe faz apelo para salvar vida do filho<<<

>>>Menino de 5 anos, que sofre de doença rara, precisa de ajuda para sobreviver<<<

Risco de morte

Como o alvo do desafio não é avisado, a pessoa bate a cabeça no chão e o risco de alguma lesão é alta, segundo o ortopedista. Além do risco do morte, conforme acontece a pancada.

''Dependendo do grau que a cabeça se inclina na hora da queda, pode fletir (dobrar) e esse movimento pode causar a compressão da vértebra, levando a fratura da coluna, o que pode deixar uma pessoa paralítica, ou pode acontecer na hora de bater a cabeça. A parte óssea protege por fora, mas por dentro o cérebro está flutuando e se desloca, levando a ruptura de alguns vasos (sanguíneos), com o risco de morte''.

+VÍDEOS