CARNAVAL

Carnaval 2020: as imagens do Galo Gigante na Ponte Duarte Coelho, no Recife

O Galo Gigante tem 28 metros de altura

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 19/02/2020 às 18:26
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

O astro carnaval recifense está quase pronto e vai ser levantado, na noite da quinta-feira (20), de acordo com o artista plástico Leopoldo Nóbrega. A alegoria está absurdamente linda. Com 28 metros de altura e oito toneladas, o Galo Gigante já chama a atenção de quem passa pela Ponte Duarte Coelho, no centro do Recife. Confira as imagens abaixo.

Mudanças

A partir das 22h, desta terça-feira (18), a Ponte Duarte Coelho, que liga a Boa Vista aos bairros de São José e Santo Antônio, no Centro do Recife, será interditada para o início da montagem do Galo da Madrugada. Com isso, o trânsito muda na região. Os veículos que vêm da Conde da Boa Vista terão que desviar para a Rua da Aurora. O acesso pela ponte para a Rua do Sol também será bloqueado. A Ponte Duarte Coelho será reaberta após a desmontagem de toda a estrutura, prevista para a Quarta-Feira de Cinzas (26).

Segunda etapa

A segunda etapa da operação será a partir das 21h da sexta-feira (21) e segue até as 20h do sábado (22). A Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) vai realizar o fechamento das ruas que compõem os bairros de São José e Santo Antônio, onde haverá concentração da agremiação.

Vias como a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos, Avenida Guararapes e Rua Imperial serão interditadas. Além disso, a Avenida Sul também será bloqueada, no sentido cidade, nas proximidades da Rua General Estilac Leal (antigo pontilhão).

Terceira etapa

A terceira etapa da operação será realizada no dia do desfile do Galo da Madrugada, no sábado (22), das 5h às 20h, com o fechamento da Avenida Engenheiro José Estelita, no sentido Centro. Apenas as linhas do Expresso Galo, ônibus e táxis poderão acessar a via. Dessa forma, os veículos oriundos dos bairros da Zona Sul poderão acessar a área central da cidade utilizando a

Avenida Governador Agamenon Magalhães. Os coletivos vindos da Zona Sul, com destino ao Cais Santa Rita, não poderão seguir para Avenida Martins de Barros e deverão retornar pela Avenida Sul, no sentido do bairro do Cabanga.

Ainda na terceira etapa, também haverá interdição de trânsito na Avenida Cruz Cabugá x Avenida Mário Melo, onde os ônibus e demais veículos deverão retornar pela própria Avenida Cruz Cabugá, ou seguir pela Rua dos Palmares. A Rua Princesa Isabel também será bloqueada, a partir do cruzamento com a Rua do Hospício, portanto, os condutores vindos da Rua do Príncipe deverão realizar o giro à esquerda para acessar a Avenida Cruz Cabugá, no sentido Olinda.

JC Imagem
A expectativa é de que o Galo Gigante fique em pé na madrugada da quinta para a sexta-feira - FOTO:JC Imagem
JC Imagem
A expectativa é de que o Galo Gigante fique em pé na madrugada da quinta para a sexta-feira - FOTO:JC Imagem
JC Imagem
A expectativa é de que o Galo Gigante fique em pé na madrugada da quinta (20) para a sexta-feira (21) - FOTO:JC Imagem
JC Imagem
A expectativa é de que o Galo Gigante fique em pé na madrugada da quinta para a sexta-feira - FOTO:JC Imagem
Tião Siqueira/TV Jornal
O Galo Gigante está sendo montado para o Carnaval 2020 - FOTO:Tião Siqueira/TV Jornal
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito
Sem Crédito
Sem Legenda - FOTO:Sem Crédito

Mais informações

Bairro do Recife

Agentes e orientadores de trânsito vão realizar as ações já a partir da quinta-feira (20), com o objetivo de promover a segurança viária e facilitar a circulação das pessoas no Bairro do Recife. A depender do volume de pessoas e veículos nas vias do bairro, a Ponte Giratória será bloqueada e os carros oriundos do Cais Santa Rita serão desviados para Avenida Martins de Barros. As vias estarão liberadas apenas para saída dos veículos da Ilha. Além disso, todos os acessos à Avenida Alfredo Lisboa serão interditados. Às 14h da sexta-feira (21) todas as vias do Bairro do Recife ficarão bloqueadas, com exceção da Avenida Cais do Apolo, até a altura da Caixa Econômica, que estará liberada para o tráfego misto de veículos. As pontes que dão acesso ao bairro também terão mudanças na circulação. Confira mais informações abaixo:

Ponte Princesa Isabel

A Ponte Princesa Isabel se tornará mão dupla, com duas faixas para cada sentido. E servirá como rota para veículos particulares, transportes por aplicativo, ônibus e táxis. Os veículos particulares e de transportes por aplicativo seguirão o seguinte percurso: Princesa Isabel, Rua do Sol, Avenida Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos (no contra fluxo) e à esquerda na Rua do Imperador Dom Pedro II, Praça da República, Ponte Princesa Isabel e Rua da Aurora. Já os táxis vão girar à direita na Rua do Imperador Dom Pedro II (em direção ao Mercado de São José), esquerda na Rua Marquês do Recife e, novamente à esquerda na Rua Martins de Barros. Os ônibus vão girar à direita na Rua do Imperador e segue à direita para o Cais Santa Rita.

Ponte Giratória

Apenas os condutores que forem utilizar o estacionamento do Paço Alfândega, os táxis terão acesso ao Bairro do Recife pela Ponte Ponte Giratória. Para esta área, está previsto um bloqueio a partir das 14h da sexta-feira (21) até as 5h da quarta-feira (26), ou a depender do fluxo de pessoas.

Ponte Maurício de Nassau

Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 20h da sexta-feira (21) até as 5h da quarta-feira (26), a depender do fluxo de pessoas.

Ponte Buarque de Macedo

Ficará interditada para circulação de veículos e se tornará exclusiva para pedestres a partir das 20h do sábado (22) até as 5h da quarta-feira (26). Dessa forma, os motoristas que estiverem na Avenida Martins de Barros deverão obrigatoriamente seguir em frente e retornar pela Praça Dezessete.

Ponte do Limoeiro

Ficará aberta para o tráfego misto, possibilitando o acesso dos condutores aos estacionamentos dos prédios da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF). A ponte poderá ser bloqueada para os carros que desejarem estacionar, caso as vagas do estacionamento se esgotem. Uma faixa de rolamento da ponte será exclusiva para circulação do Expresso da Folia.

Expresso da Folia

Sucesso há 19 anos no Carnaval do Recife, o Expresso da Folia vai iniciar sua operação no sábado (22), facilitando a mobilidade dos foliões. Quem vai curtir o Galo da Madrugada contará com a frota de 34 ônibus do Expresso Galo. Já nos demais dias da festa, o Expresso da Folia vai garantir o ir e vir com uma frota de 43 veículos. Os transportes saem dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, e, a novidade este ano é o novo ponto de embarque no hipermercado Extra da Benfica, levando o público até o Bairro do Recife ou ao Galo da Madrugada. Os intervalos de saída entre uma condução e outra poderá variar de acordo com a demanda de passageiros. Tanto no Expresso Galo quanto no Expresso da Folia, o tempo de espera entre um ônibus e outro varia de 10 a 15 minutos.

+VÍDEOS