covid-19

Após confirmação de coronavírus, passageiros de navio atracado no Recife serão transportados

Confira o 'raio-x' com o perfil das pessoas e as viagens feitas pelo cruzeiro

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 17/03/2020 às 19:18
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

Ao todo, 609 tripulantes do navio Silver Shadow, atracado no Porto do Recife, desde o dia 12 de março, serão transportados devido a confirmação, até esta segunda-feira (17), de um caso de coronavírus entre os passageiros. O cruzeiro foi isolado e as pessoas em quarentena dentro da embarcação e o segundo caso da Covid-19 foi descartado pela Secretaria Estadual de Saúde. A transportação será feita através de aeronave, mas inda não se tem previsão da data.

>>>Pernambuco confirma primeiros casos de coronavírus em criança e adolescente<<<

Raio-x dos passageiros

O cruzeiro chegaria em Fortaleza dia 14 de março. Há passageiros de 19 nacionalidades e tripulantes de 39 nacionalidades, incluindo o Brasil A maior parte dos turistas é dos Estados Unidos (112 pessoas) e do Reino Unido (112 pessoas), o que representa 67,4% dos cruzeiristas; Há passageiros de nove países da Europa, além do Canadá (22), Austrália (24) e de outras nações em menor quantidade, como Uruguai, Argentina e Nova Zelândia;

O passageiro mais idoso tem 95 anos; A maior parte dos passageiros embarcou ou em Fort Lauderdale, Flórida (EUA), ou no Rio de Janeiro.

Viagens do navio

Bandeira da embarcação: Silver Shadow (bandeira bahamenha).

Agência: Bahia Tankers.

Porto de Procedência: Salvador (BA).

Nº de passageiros: 332 pessoas.

Tripulação: 291 pessoas, de 39 nacionalidades.

Total: 623 pessoas na embarcação

Últimos 10 portos antes de atracar no Recife:

  • Salvador (BA): 10/03.
  • Búzios (RJ): 05/03.
  • Parati (RJ): 04/03.
  • Itajaí (SC): 03/03.
  • Punta Del Leste, Uruguai: 29/02.
  • Montevídeu, Uruguai: 28/02.
  • Buenos Aires, Argentina: 27/02.
  • Port Stanley, Ilhas Malvinas (Território do Reino Unido): 22/02.
  • Punta Arenas, Chile: 20/02.

Nota da Anvisa na íntegra

Os procedimentos estão definidos entre a Anvisa e as autoridades locais, mas estão na dependência da confirmação dos voos que levarão estes passageiros para seus países de origem. Até agora não há novos casos, nem houve necessidade de atendimentos desde a remoção do segundo caso. Ações de vigilância e manutenção das condições da embarcação:

Abastecimento de água potável é realizada sob supervisão da Anvisa, que mantém fiscal durante toda operação. Retirada de Resíduos Sólidos foi realizada em 15 de março (38m³) sob supervisão da Anvisa. Retirada de Resíduos Líquidos (grey water) iniciou no dia 15 de março, devendo ser concluída hoje.

Esses resíduos são oriundos de águas servidas (banho, cozinha) , não se trata de dejetos de sanitários (black water) Os tanques de dejetos de banheiros possuem boa capacidade de autonomia. Anvisa está acompanhando diariamente a situação a bordo do cruzeiro. Este acompanhamento vai permanecer enquanto for necessário.

+VÍDEOS