CORONAVÍRUS

Veja como higienizar adequadamente as máscaras de proteção de tecido

O procedimento para garantir a total limpeza das máscaras, utilizadas para proteção contra o coronavírus, pode ser feito em casa

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Muito tem se falado sobre como limpar as máscaras que temos usado ao sair de casa. A limpeza é fundamental no caso das máscaras de tecido. Mas não pode ser de qualquer jeito. De acordo com o Ministério da Saúde, uma solução simples que pode ser feita em casa promete higienizar corretamente esse tipo de máscara. Os ingredientes são: 500ml de água, 10 ml de água sanitária (uma tampinha), sabão e uma bacia.

>>>Máscara de tecido protege do coronavírus? E de TNT? Médico responde

>>>Saiba como fazer uma máscara de pano para se proteger do coronavírus

>>>Saiba como manter a casa e máscaras de tecido limpas para se proteger do coronavírus

O biólogo Leandro Albuquerque participou do programa Turma do Barra dessa quarta-feira (8) e mostrou como fazer o protocolo da forma correta.

Veja como fazer

Passo a passo

A recomendação é higienizar as máscaras de tecido sempre após 2 horas de uso. Primeiro, despeje na bacia meio litro de água. Depois, coloque 10 ml (medição de uma tampinha) de água sanitária.

A solução vai ser diluída. Mergulhe a máscara e espere de 30 a 40 minutos para retirar a máscara da bacia. Após o tempo decorrido, lave a máscara com sabão e água corrente. Para finalizar, coloque-a para secar.

Colocando a máscara de forma correta

  1. Higienize as mãos. Antes de tocar a máscara médica limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos. Depois, enxague. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo.
  2. Veja se a máscara tem algum defeito. Depois de tirar a máscara médica nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório.
  3. Coloque a máscara na posição correta. A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório
  4. Coloque a máscara do lado certo. A parte interna das máscaras médicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto
  5. Coloque a máscara no rosto. Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação. Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.
    De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.
    Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar). Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento.
  6. Ajuste a máscara no nariz. Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar.
  7. Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara. Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores
  8. Ajuste a máscara no rosto e debaixo do queixo. Depois de prender bem a máscara, ajuste-a e cubra a boca e o nariz e passe a parte inferior do acessório por baixo do queixo.

+VÍDEOS