ajuda

Núcleo de Apoio à Criança com Câncer afirma que doações caíram pela metade por causa do coronavírus

O presidente da instituição fez um apelo à população para pedir ajuda

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 16/04/2020 às 19:37
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) afirmou que, diante da pandemia do novo coronavírus, as doações caíram pela metade, de acordo com o presidente da instituição, Arli Melo Pedrosa. Localizada na rua do Futuro, no bairro dos Aflitos, na Zona Norte do Recife, o NACC é sustentada através da contribuição de pessoas e empresas que doam insumos e dinheiro.

Ainda de com o presidente, apesar do isolamento social, o NACC não pode ter as atividades paralisadas e precisa da solidariedade das pessoas. Para saber como ajudar, você pode ligar para o número 3267-9200.

A instituição

Fundado há 35 anos, o NACC é uma instituição sem fins lucrativos que sempre foi considerada um dos principais pontos de apoio de jovens, que vem do interior e até de outros Estados, para fazer um tratamento em uma unidade de saúde na luta contra o câncer.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

+VÍDEOS