Descarte

Comunidades ganham pontos de coletas de máscaras no Recife

O Instituto JCPM de Compromisso Social instalou pontos para descarte de máscaras usadas. Esse lixo tem potencial de contaminação e precisa ser direcionado de forma correta para descarte

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 25/05/2020 às 11:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

As máscaras se tornaram um item indispensável durante a pandemia do novo coronavírus, mas é importante ficar atento para o descarte correto. Na prática, o que hoje protege a saúde da coletividade pode ser também um grande transmissor da Covid-19, caso não tenha destino correto. Pensando nisso, o Instituto JCPM de Compromisso Social instalou oito pontos de coleta de máscaras nas comunidades do Pina e de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, para o descarte em coletores biológicos, com proteção e segurança.

Os pontos de coleta ficam localizados nos mercadinhos das comunidades, além de um ponto no próprio IJCPM, que fica no RioMar, e no empresarial JCPM Trade Center, no Pina. Os locais terão coletas periódicas com proteção, tanto para quem deposita quanto para quem fará a retirada das máscaras. O IJCPM contou com a parceria dos pequenos empresários da própria comunidade ao instalar os coletores em locais de passagem e de fácil acesso para todos.

As bombonas coletoras das máscaras são de Polímero Plástico (PEAD) de alta resistência, com uso exclusivo para resíduos de saúde contaminados. Uma empresa especializada, a Brascon, além de instalar as bombonas, faz a coleta e, em seguida, realiza um tratamento térmico (incineração) de todo o material.

Grupo JCPM

Desde o início da pandemia, o Grupo JCPM, através do Instituto JCPM, tem atuado nas comunidades para amenizar os efeitos do coronavírus na população. Doação de cestas básicas, máscaras, incentivos à pesquisa, doação de respiradores, apoio financeiro para reconstrução de hospitais, além de disponibilizar os shoppings para campanhas como as de vacinação são algumas das iniciativas realizadas e que somam R$ 2,05 milhões, além dos R$ 12 milhões já aplicados anualmente em ações sociais do IJCPM e da Fundação Pedro Paes Mendonça, na Serra do Machado, interior de Sergipe.

+VÍDEOS