
Ao todo, de acordo com o governo, 32 setores retomam de forma gradativa
Comércio do centro do Recife - Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (05), mudanças no plano de retomada das atividades não essenciais. De acordo com o governo, parte dos 32 setores que voltarão a operar ao longo das 11 etapas previstas teve o cronograma antecipado ou sofreram alterações nas regras de funcionamento, para contemplar as especificidades de cada segmento.
Para todos os setores, será adotado um novo protocolo obedecendo determinações de distanciamento social, higiene, monitoramento e comunicação. Deverá ser mantida a distância mínima de 1,5 metros; escalonamento de horário de refeição dos colaboradores; evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal; dividir as equipes de trabalho em grupos para evitar aglomerações; no caso de filas, demarcar os espaços no chão e manter barreiras físicas no caso de atendimento direto aos clientes.
Também será necessário uso e fornecimento de álcool 70%; uso e fornecimento de máscaras; além de limpeza e desinfecção de superfícies tocadas, áreas comuns e banheiros de uso coletivo. As empresas também deverão comunicar a todos os trabalhadores e clientes sobre os procedimentos em relação à doença. Além dessas determinações, 15 setores seguirão ainda protocolos próprios.
O presidente do Sindicato de Lojistas do Recife (Sindilojas), Frederico Leal, garantiu que os comerciantes estão prontos para a retomada das atividades, mas lembrou sobre a dificuldade do setor em manter o quadro de funcionários por conta do período sem poder abrir as lojas.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou os números do novo coronavírus em Pernambuco. Entre os confirmados nas últimas 24 horas, 205 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 799 como casos leves. Além disso, foram confirmadas 71 mortes, ocorridas desde o dia 13 de abril. Com isso, o Estado registra 3.205 óbitos pela covid- 19.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
A delegada Viviane Santa Cruz esclareceu como está o andamento das investigações
‘’O crime culposo é crime de negligência’’, explicou a advogada escolhida pela Ordem dos Advogados do Brasil
Manifestantes protestam nesta sexta-feira (5), em frente ao prédio em que Miguel caiu de uma altura de 35 metros