VIRAL

Pernambucano compõe música com orientações sobre o coronavírus e viraliza

A canção  “Corona Song” foi composta durante o isolamento social devido ao coronavírus

Pernambucano compõe música com orientações sobre o coronavírus e viraliza

O sanfoneiro Yago Machado compôs a música ''Corona Song'' - Foto: Reprodução/Instagram

Durante o isolamento social por causa do coronavírus, o sanfoneiro Yago Santana, de 24 anos, compôs uma música com orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o novo coronavírus e viralizou nas redes sociais. A “Corona Song”, como foi intitulada a canção, também fala das pessoas que vão ter prejuízo no São João e da situação política no Brasil, de acordo com o músico.

>>Alunos de escola em Pernambuco fazem paródia para orientar sobre coronavírus e viralizam

“De tanto ouvir as orientações da OMS nos noticiários televisivos e nas redes sociais, exaustivamente todos os dias, e de ver que as pessoas não estavam dando a devida importância às recomendações, resolvi simplificar o recado da OMS de maneira poética, mas não esquecendo o caráter didático, fazendo também alusão à situação política e social do país, passando também pela desvalorização da classe trabalhadora que se manteve nos postos de trabalho mesmo com o elevado grau de perigo imposto pela pandemia da covid-19”, revelou o músico e compositor, Yago Santana.

Live solidária

No dia 11 de junho, a partir das 19h, o músico vai realizar sua primeira live solidária através do canal no YouTube (YagoSantanaOficial). As arrecadações serão em prol da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Abrigo de Idosos São José e a Comunidade de Atapuz, todos localizados na cidade de Goiana, em Pernambuco.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.